Secretário quer americanos trabalhando, apesar das ameaças

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 2 de agosto de 2004 as 10:28, por: CdB

Os norte-americanos devem aceitar o fato de que seu país é um alvo de terroristas e continuar com a vida, disse o secretário de segurança interna dos país, Tom Ridge, nesta segunda-feira, depois de elevar os níveis de ameaça em Washington e em Nova York.

“A realidade de viver na América depois do 11 de setembro é a de que temos que aceitar o fato de que, de tempos em tempos, estaremos recebendo informações sobre ataques”, disse ao programa televisivo “Good Morning America”, da ABC.

Os Estados Unidos divulgaram um nível “alto” de ameaça para instituições financeiras nas áreas de Washington e de Nova York no domingo, após receberem informações detalhadas sobre um possível ataque da Al Qaeda.

Os alvos específicos eram o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial em Washington, a Bolsa de Valores de Nova York e o Citigroup Inc em Nova York, além do prédio do Prudential Financial em Newark, Nova Jersey.

O nível “alto”, ou laranja, é o segundo maior no sistema de alerta de terrorismo de cinco estágios. Representa “um alto risco de ataques terroristas”. “Temos que continuar sendo a América. Ir ao trabalho. Haverá medidas de segurança adicionais para protegê-los … vamos voltar ao trabalho”, disse Ridge.

Autoridades de Nova York e Washington disseram que iriam aumentar o policiamento em alvos-chave e conduzir buscar de trânsito depois que os serviços de inteligência apontaram para caminhões-bomba, em um eco do ataque contra o WTC em Manhattan, em 1993, que deixou seis mortos.