Secretário norte-americano da Defesa nega envolvimento com o Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 8 de outubro de 2003 as 01:47, por: CdB

O secretário norte-americano da Defesa, Donald Rumsfeld, garantiu na última terça-feira que não está envolvido na criação de um grupo de estabilização para o Iraque, supervisionado pela conselheira nacional para a Segurança, Condoleezza Rice.

A criação desta entidade, anunciada formalmente na última segunda-feira, foi interpretada pela imprensa local como a maneira encontrada pela Casa Branca para restabelecer sua autoridade direta sobre as operações no Iraque, diminuindo o poder do secretário da Defesa.

Durante uma conversa com jornalistas antes da abertura de uma reunião da Otan em Colorado Springs (Colorado), Rumsfeld tentou minimizar a importância desta estrutura, afirmando que não foi consultado sobre este dossiê.

– Não me lembro de que o assunto tenha sido abordado – ressaltou.

– Trata-se basicamente de um documento que diz o que este grupo de estabilização deve fazer e, principalmente, fazer a coordenação entre as agências – explicou.

Rumsfeld comentou ainda que os esforços dos Estados Unidos para estabilizar e reconstruir o Iraque são ‘provavelmente únicos na história’.

Na última segunda-feira, a Casa Branca anunciou a criação de um novo grupo encarregado do Iraque, cujo objetivo é coordenar os esforços das diferentes agências em campo e ajudar a secretaria da Defesa e o administrador no país árabe.

A Casa Branca desmentiu os rumores na imprensa de que esta seria uma maneira de a presidência exercer mais controle sobre as despesas do Pentágono.
 
– O Pentágono continua sendo a agência dirigente – disse o porta-voz presidencial, Scott McClellan.