Secretário dos EUA não descarta novos blecautes

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 16 de agosto de 2003 as 09:50, por: CdB

O secretário de Energia norte-americano Spencer Abraham disse ontem que não é possível evitar totalmente que haja outros apagões de grande extensão nos EUA, mas que, se houver, serão raros, devido às precauções apropriadas que serão tomadas. A declaração foi feita um dia depois do maior blecaute que já atingiu o país.

Ao ser entrevistado no programa Larry King Live, da rede de televisão CNN, Abraham disse concordar com seu antecessor, que a rede elétrica dos EUA precisava ser modernizada – Bill Richardson declarou que o país é “uma superpotência com rede elétrica de terceiro mundo”.

Quando questionado a respeito da possibilidade de um outro apagão nas mesmas proporções do de sexta-feira, ele disse que a última falta de energia elétrica de grandes proporções a atingir Nova York aconteceu em 1977.

– Acho que não dá para evitar completamente esse tipo de coisa, mas, ao mesmo tempo, acho que os sistemas de controle são feitos para funcionar de maneira eficiente – disse Abraham. “Parece que funcionaram bem durante 25 anos.”

Cerca de 50 milhões de pessoas no leste do Canadá e no nordeste dos EUA ficaram sem energia elétrica na quinta-feira.

Também na CNN, o presidente da comissão federal Reguladora de Energia, Pat Woods, mostrou opinião bem distinta: para ele, a rede elétrica dos EUA é de alto nível, mas está no limite. Durante visita ao Estado da Califórnia, o presidente norte-americano, George W. Bush, classificou o apagão de “alerta” para que a rede elétrica, antiquada, seja modernizada.