Secretário diz que Rio de Janeiro lidera no turismo nacional

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Publicado terça-feira, 19 de outubro de 2004 as 16:45, por: CdB

A atividade turística no Estado do Rio de Janeiro vai muito bem, mantendo liderança no ranking nacional, com receptivo de mais de dois milhões de turistas estrangeiros e 5 milhões de visitantes de outros Estados, revelou nesta terça-feira à Agência Brasil o secretário Estadual de Turismo, Sérgio Ricardo de Almeida.

Ele participa na quinta-feira, no Riocentro, do 32º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e da Feira das Américas (Abav 2004), que será aberto pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ricardo de Almeida não acredita que as recentes reportagens negativas sobre o Rio de Janeiro, com repercussão na imprensa estrabgeira, possam influir no fluxo de turistas da cidade. Para ele, “a repercussão lá fora é muito menor do que internamente”.

A receita apresentada pelo secretário para contra-atacar essa situação negativa é muito trabalho em termos de promoção turística do país no exterior em parceria com o Ministério do Turismo. Ricardo de Almeida disse que reforçará ao Presidente Lula a reivindicação de que o Rio seja apontado como portão de entrada do país nas campanha publicitária e comercial feita pelo governo federal no exterior para divulgação do Brasil.

O secretário disse que o Rio de Janeiro detém no momento 36,9% do movimento turístico no país. Somando a esse número 6% de turismo da cidade litorânea de Búzios, o total se eleva para 42% de estrangeiros que visitam prioritariamente o Estado. Ricardo de Almeida garantiu que o turismo no Rio está aquecido.

Ele destacou que a receita para ampliar o fluxo de turistas é “promoção, promoção, promoção!”. O destino turístico é igual a um produto qualquer, disse o secretário.

– Se estiver na prateleira, bem comercializado, aparente e de fácil acesso, as pessoas compram. Assim, o que o governo precisa fazer permanentemente é aumentar a promoção e ter uma verba de promoção a mais alta possível.

Para Ricardo Almeida, o ideal seriam mais de US$ 30 milhões de verba só para promoção, publicidade, comercialização e participação em feiras.

– O resto é trabalhar e trabalhar muito, como nós estamos fazendo.

O secretário acredita que a partir da experiência vitoriosa alcançada no Rio com a interiorização dos turistas estrangeiros, descentralizando o turismo feito na capital, o Estado pode fechar 2004 com participação de até 40% no ranking, recorde em todos os tempos. Mais de 200 hotéis e pousadas foram construídos nos últimos anos no Rio de Janeiro. Estudo da secretaria de turismo mostra que onde a atividade é desenvolvida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é melhor.