Schwarzenegger promete ‘limpar a casa’ no governo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 8 de agosto de 2003 as 14:45, por: CdB

Arnold Schwarzenegger abriu nesta sexta-feira a maratona de entrevistas como candidato ao governo da Califórnia com a promessa de incentivar empresas, melhorar a educação e “limpar a casa” no governo.

O astro do cinema, nascido na Áustria, concorre na eleição de 7 de outubro contra o atual governador, o democrata Gray Davis, responsável, segundo ele, por uma “situação desastrosa” no Estado. Schwarzenneger, chamado por um jornal de “Conan, o Candidato”, em alusão a um de seus filmes, começou sua maratona política com uma participação no Today, da NBC.

— A situação é muito complexa e o déficit orçamentário é apenas a ponta do iceberg. A primeira coisa a fazer é trazer os negócios de volta à Califórnia — observou ele em outra entrevista, ao programa Fox and Friends, do canal Fox.

A Califórnia deve ter um déficit de 8 bilhões de dólares no próximo ano fiscal, apesar dos empréstimos e cortes de gastos recentemente aprovados pelos deputados estaduais. No ano passado, Schwarzenegger liderou uma iniciativa de plebiscito pela liberação de 550 milhões de dólares por ano para um programa de atividades para crianças após a escola.

Ele disse que as escolas e as crianças serão sua prioridade.

— Acho que devemos tomar conta das nossas crianças e não cortar os programas delas. As crianças são nosso recurso mais precioso — afirmou.

Mas o ator não apresentou propostas específicas, como se por exemplo pretende rever as atuais leis de licença familiar ou se é a favor do casamento de homossexuais. O astro de O Exterminador do Futuro, militante republicano, disse que sua candidatura não vai prejudicar os laços com o clã democrata dos Kennedy (o ator é casado com a jornalista Maria Shriver, sobrinha do ex-presidente John Kennedy).

— Se não vemos as coisas pelo mesmo prisma politicamente, está bem para mim. Mas ninguém pode nos dividir — disse ele ao Good Morning América, da ABC, a respeito do senador Ted Kennedy, também tio de sua mulher.

Sobre sua falta de experiência política, o ator respondeu que o que conta é a capacidade de liderança. E, falando à CNN, aproveitou para soltar uma fala que ficou muito famosa na série do Exterminador:

— Sei que posso limpar a casa lá e dizer ‘Hasta la vista’ para Gray Davis.