Scheidt vence três regatas na abertura do Campeonato Grego

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 9 de julho de 2004 as 21:22, por: CdB

No último teste antes da Olimpíada, o velejador Robert Scheidt começou da melhor maneira possível sua participação no Campeonato Grego. Nesta sexta-feira, primeiro dia do campeonato, o heptacampeão mundial venceu as três regatas disputadas e disparou na liderança com três pontos perdidos. O segundo colocado é o português Gustavo Lima, com 17, e em terceiro aparece o sueco Karl Suneson, com 19 pontos perdidos.

“Foi um dia bem bacana, velejei com boa velocidade e fiquei feliz por ter conseguido três vitórias”, afirmou Scheidt, líder do ranking mundial, patrocinado pelo Banco do Brasil, Medley Genéricos, Varig e Volvo Car Brasil e integrante da Equipe Petrobras de Vela.

Apesar do ótimo início e da boa vantagem para o segundo colocado, Scheidt lembrou que o campeonato ainda está no começo. Segundo o medalha de ouro em Atlanta/96 e de prata em Sydney/2000, seus principais adversários na briga pelo pódio olímpico estão encarando a competição de formas diferentes.

“Com exceção de quem ainda briga pela vaga na Olimpíada, os demais velejadores estão utilizando o campeonato como teste, sem maiores preocupações com o resultado. E isso é ótimo para mim”, disse Robert, que treinou em Atenas nos últimos 10 dias.

Os rivais mais conhecidos de Scheidt não tiveram um bom início de campeonato. Segundo colocado, o português Gustavo Lima obteve um terceiro, um quinto e um nono lugares. O sueco Karl Suneson ficou com um segundo, um quinto e um 12º lugares. Vice-líder do ranking, o australiano Michael Blackburn conseguiu um segundo e um terceiro lugares, mas não disputou a terceira regata do dia.

O Campeonato Grego prossegue neste sábado, quando estão previstas mais três regatas. A competição segue até segunda, e cada iatista tem direito a um descarte com a disputa de até nove provas. Com 10 ou 11 regatas disputadas, dois descartes serão permitidos.

Em 2004, Scheidt venceu as oito competições que disputou: campeonatos Brasileiro, Sudeste Brasileiro, Centro-Sul-Americano, Cricket Match Race, Pré-Olímpica de Búzios, Semana de Hyères, na França, Mundial de Bodrum, na Turquia, e Semana de Kiel, na Alemanha. O grande objetivo no ano é a conquista da terceira medalha olímpica da carreira.