São Paulo volta a registrar deflação na primeira prévia de julho

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 11 de julho de 2003 as 08:49, por: CdB

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em São Paulo surpreendeu e registrou uma forte queda no início do mês, após ter observado em junho a primeira deflação desde novembro de 2000.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apurou uma deflação de 0,25 por cento, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, seguindo uma queda do índice de 0,16 por cento em junho.

Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, previa que as duas primeiras quadrissemanas de julho continuassem a registrar deflação, embora menor que a de 0,16 por cento do mês passado.

Com o dado positivo desta sexta, ele pode vir a revisar sua previsão para a inflação de julho, que atualmente é de 0,40 por cento.

Novamente dois grupos do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) tiveram declínio de preços: Alimentos e Transportes.

Alimentação caiu 1,51 por cento na primeira quadrissemana, contra recuo de 1,35 por cento em junho, devido aos menores custos de produtos in natura.

Transportes – aliviados pela baixa dos combustíveis autorizada no final de abril – declinaram 0,81 por cento, taxa um pouco menor que o recuo de 0,95 por cento no mês anterior.

A inflação da primeira quadrissemana corresponde ao período de 08 de junho a 7 de julho, comparado com as quatro semanas imediatamente anteriores.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. A Fipe, da Universidade de São Paulo, divulga os dados do IPC a cada semana.