São Paulo tenta vencer o Azulão pela primeira vez na história

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 5 de julho de 2003 as 09:41, por: CdB

Vice-líder, o São Paulo terá um adversário indigesto neste sábado, às 16h, no estádio do Morumbi, pela décima sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Trata-se do São Caetano, que nunca perdeu para o adversário.

Aliás, o Tricolor também ainda não fez gols na história recente do confronto. Desde o surgimento nacional do Azulão, na Copa João Havelange de 2000, os dois clubes se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias do time do ABC Paulista e um empate.

O primeiro encontro aconteceu no dia 18 de janeiro de 2001, em jogo do Campeonato Paulista. Com gols de Sinval e César, o São Caetano bateu o São Paulo por 2 x 0, no Morumbi. Apenas cinco são-paulinos que atuaram nesta partida estarão em campo neste sábado: Rogério Ceni, Jean, Fábio Simplício, Kaká e Luís Fabiano.

“Está na hora de vencermos. Ainda não estou 100%, mas quero voltar com tudo e fazer gols”, afirmou o camisa nove são-paulino, que já fez 27 na temporada. “O grupo confia em mim e espero corresponder isso”, emendou.

Naquele mesmo ano, o São Paulo recebeu novamente o Azulão em seu estádio pelo Campeonato Brasileiro e esperava conseguir sua primeira vitória. No entanto, no dia 27 de outubro, os clubes empataram por 0 x 0.

Em 2002, aconteceram dois confrontos no Anacleto Campanella, no ABC Paulista. Pelo Torneio Rio-São Paulo, no dia 24 de março, o São Caetano venceu o Tricolor por 1 x 0, gol do atacante Wágner, aos 12min do segundo tempo.

Já pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, no dia 7 de setembro, o São Paulo perdeu por 3 x 0. Magrão, aos 37min do primeiro tempo, Marcos Aurélio, aos 10min, e Claudecir, aos 48min do segunda tempo. Apenas Jean, Fábio Simplício, Kaká e Júlio Baptista estavam naquela partida.

“É um adversário difícil e que não levamos tanta sorte. Precisamos estar atentos o tempo inteiro para quebrar, finalmente, esse tabu”, disse Jean.

Mas que o tabu, o São Paulo precisa do resultado positivo para se manter nas primeiras colocações. Atualmente, a equipe comanda por Roberto Rojas, que soma 28 pontos, está na segunda colocação, três atrás do líder Cruzeiro.

O goleiro Rogério Ceni defende isso. “Não tem essa história de tabu. Eu, particularmente, não ligo para isso. Precisamos é pensar em vencer para continuar bem no Brasileiro. O time está crescendo e precisamos manter isso neste sábado”, disse.

“É uma rodada decisiva, pois terão alguns confrontos entre os primeiros colocados. Se ganharmos, vamos continuar bem e o São Caetano ficará sete pontos atrás da gente”, acrescentou Júlio Baptista.

Para essa partida, Rojas não contará com Adriano, Gustavo Nery (suspensos) e Ricardinho (machucado). Sem tantas opções, o chileno optou por um esquema mais defensivo e escalará quatro volantes no meio-campo, com Kaká e Luís Fabiano à frente.

Mário Sérgio também tem problemas para armar o Azulão. O zagueiro Dininho e o volante Marco Aurélio estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já Marcinho ainda se recuperada de uma contusão.

O treinador, como sempre, faz mistério para definir o time. No entanto, Serginho deve ocupar o lugar vago na defesa ao lado de Tiago. Mineiro e Marcelo Mattos brigam pela vaga no meio-campo. Adhemar está de sobreaviso para atuar no ataque.

SÃO PAULO x SÃO CAETANO

Data: 05/07/2003 (sábado)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Horário: 16h
Árbitro: Romildo Correa (SP)
Transmissão: PPV

São Paulo
Rogério Ceni; Leonardo, Jean, Júlio Santos e Fabiano; Alexandre, Fábio Simplício, Carlos Alberto e Júlio Baptista; Kaká e Luís Fabiano
Técnico: Roberto Rojas

São Caetano
Silvio Luiz; Marlon, Serginho, Tiago e Zé Carlos; Mineiro (Marcelo Mattos), Ramalho, Fábio Santos e Capixaba; Mateus e Marcinho (Adhemar)
Técnico: Mário Sérgio