São Paulo ironiza eliminação do Rio de Janeiro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 18 de maio de 2004 as 20:16, por: CdB

Nádia Campeão, ex-Secretária de Esportes de São Paulo, respondeu ao prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, sobre a eliminação da capital carioca para ser sede dos Jogos de 2012.

“Que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”, disse o prefeito carioca quando a cidade foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em disputa com a capital paulista, para representar o país como candidata a sede da Olimpíada de 2012, em julho do ano passado.

“Ficou provado mais uma vez que beleza não é fundamental e que a escolha do Rio foi uma decisão política e subjetiva. Istambul também é considerada uma cidade muito bonita e ficou de fora”, afirmou Campeão.

“São Paulo estaria em melhores condições. Quando o Rio foi escolhido, sabia que o Brasil iria enfraquecido para a disputa”, completou Nádia, lembrando que o Comitê Olímpico Internacional (COI) leva em conta apenas aspectos técnicos na escolha.

Segundo ela, que defende que o projeto apresentado por São Paulo era muito superior, falar em favorecimento às cidades européias “serve como desculpa ou consolo”.

“Não foi só a falta de segurança que tirou o Rio. A cidade recebeu notas ruins também em infra-estrutura, acomodação e transporte”.

Nádia acredita que deve uma abertura na escolha das cidades candidatas, no Brasil. Essa foi a terceira vez que o país se candidata a receber uma Olimpíada, sendo que duas delas foram com o Rio de Janeiro (2004 e 2012) e uma com Brasília (2000).

Ela disse ainda que a candidatura do Rio aos Jogos de 2016 “é totalmente prematura”.