Sanduíche de imagens

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 30 de julho de 2004 as 11:12, por: CdB

Livros sobre edição (ou montagem) no cinema são algo raro. Traduzidos para o português são mais raros ainda. A Jorge Zahar Editor lança Num piscar de olhos, obra fundamental e definitivamente a mais elucidativa sobre essa arte em vias de transformação. O autor, Walter Murch, é um dos maiores montadores de Hollywood, tendo participado da montagem de Apocalipse now, que traz uma seqüência tida como a quinta-essência da fusão (o que inclusive lhe rendeu um Oscar).
 
Murch pôde acompanhar a montagem no cinema em quase todas as suas etapas, desde o uso analógico (com películas em Moviolas até imagens virtuais em um HD). E é desse conhecimento que ele, tranqüilamente, parte para situar um panorama de avanços nessa solitária profissão de montador, comparando método por método.
 
Velhos montadores realmente foram apanhados de jeito por novas tecnologias como o Avid e o Final Cut. E foi o que aconteceu com Murch, que admite em seu prefácio um sentimento ambíguo em relação à edição digital há uns anos. Mas, como o próprio autor conclui, é inevitável a aposentadoria das Moviolas, películas e até da projeção tradicional em salas de cinema (já é uma realidade inclusive no Rio, as projeções em digital já estão em toda parte). “A indústria cinematográfica atual é um sanduíche (com recheio digital) entre duas fatias de pão analógico”, vaticina Murch em Num piscar de olhos.