Em Salvador, Bahia, Lula comemora bicentenário da Independência brasileira

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado domingo, 2 de julho de 2023 as 18:22, por: CdB

No amanhecer de 2 de julho de 1823, a cidade de Salvador despertou quase vazia: o exército Português abandonou de forma definitiva a província da Bahia. Este dia virou um marco de celebração da vitória dos brasileiros na guerra travada na então província por mais de 17 meses (de fevereiro de 1822 a julho de 1823) contra as tropas portuguesas.

Por Redação, com ABr – de Salvador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desfilou em carro aberto, neste domingo, pelas ruas da capital soteropolitana em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, na Bahia. Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O povo baiano comemora no dia 2 de julho a Independência do Brasil, na Bahia. A data marca a expulsão definitiva dos portugueses.

lula, salvador, bahia, independência
Lula é recebido com carinho pelos soteropolitanos, no dia da Independência do Brasil

No amanhecer de 2 de julho de 1823, a cidade de Salvador despertou quase vazia: o exército Português abandonou de forma definitiva a província da Bahia. Este dia virou um marco de celebração da vitória dos brasileiros na guerra travada na então província por mais de 17 meses (de fevereiro de 1822 a julho de 1823) contra as tropas portuguesas. Com o triunfo do Exército e da Marinha do Brasil na Bahia, consolidou-se a separação política do Brasil de Portugal.

Independente

Com base nos estudos de Luís Henrique Dias Tavares, historiador e professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), portanto, o dia 7 de setembro de 1822 é uma data simbólica, não representando a verdadeira data da independência do Brasil, uma vez que uma grande parte do país (a região Nordeste) ainda não era independente, explica o portal Salvador Bahia-Brasil.

O 2 de Julho é honrado com fervor patriótico pelos baianos, que, desde então, estabeleceram a tradição de comemorá-lo anualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *