Saiba como foi a participação do Brasil na última terça-feira no Pan

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 13 de agosto de 2003 as 02:58, por: CdB

Vem do caratê a maior conquista brasileira desta terça-feira, 11º dia dos Jogos Pan-Americanos de São Domingos.

Lucélia de Carvalho entrou para a história da competição ao se tornar a primeira mulher a ganhar o bicampeonato numa modalidade individual. Sua medalha de ouro na categoria mais de 58kg do kumitê, especialidade do esporte, foi o destaque do dia para o País, que já soma um total de 87.
 
O judoca Daniel Hernandes, categoria mais de 100kg, e a seleção brasileira feminina de handebol ganharam também o lugar mais alto do pódio na capital da República Dominicana.

O carateca Nélson Luiz Bittencourt, categoria menos de 80kg, conquistou a medalha de prata, ao lado da equipe de revezamento 4 x 200 m, livre, com Rodrigo Castro, Rafael Mósca, Carlos Jayme e Gustavo Borges, este último garantiu a sua 16ª medalha pan-americana.

Os medalhistas de bronze foram cinco na última terça-feira, aumentando para 37 o número total já conquistado pelo Brasil.
 
O carateca Emmanuel Santa ganhou na categoria menos de 74kg, enquanto Sidirley Souza ficou em terceiro no kumitê menos de 62kg. Já a natação conseguiu três com Maria Brochado, nos 200m livre (2min02s08); Thiago Pereira, nos 400m medley (4min19s89) e Kaio Almeida, nos 100m borboleta (53s44). No final do dia, Mayra Ramos ficou em terceiro na patinação artística.

Com grandes chances de conquistar a medalha de ouro, a seleção brasileira mesmo com um jogador a menos precisou de muita garra para derrotar o México por 1 a 0 e garantir a vaga na final contra a rival Argentina. A decisão será no dia 15, próxima sexta-feira.

No boxe, dois pugilistas avançaram às semifinais dos Jogos. O mosca James Dean Pereira e o leve Alexsandro Carsoso venceram o canadense Sebastien Gauthier e o cubano Diogenes Martinez, respectivamente , e garantiram ao menos a medalha de bronze. Ele vão enfrentar os dominicanos Juan Payano e Isidro Mosquera.

Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi seguem com chances no tênis de mesa. Uma medalha de bronze está garantida já que Thiago e Gustavo vão se enfrentar na próxima fase.

No nado sincronizado, as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes terminaram o primeiro dia de competições, na categoria dueto, em terceiro lugar. As duas foram aplaudidas pelo público e a exibição mostrou a superação de Carolina, que chegou à piscina em cadeira de rodas por causa de uma fratura no pé direito.

A equipe brasileira de squash formada por Ronivaldo Conceição, Rafael Alarcon e Luciano Barbosa venceu a El Salvador na primeira rodada do torneio por três jogos a zero.

As coisas não andaram muito bem para os levantadores de peso. O melhor resultado brasileiro foi obtido por Welligton Mendes, sexto colocado na categoria -62kg. Na mesma categoria, Welison Silva abandonou a prova. Ele teve um acidente quando tentava levantar 117,5 quilos.

No pentatlo moderno, o gaúcho Daniel dos Santos terminou em sexto enquanto o mineiro Eduardo Montella, o outro brasileiro da modalidade, ficou em décimo lugar. No arco, Leonardo Lacerda de Carvalho e Fátima Rocha terminaram em 11º e em 14º lugares no primeiro dia de disputas.

Breno Sidoti e Rosane Kirch foram eliminados na prova de perseguição individual de ciclismo, enquanto Róbson Dias terminou em nono lugar na keirin. Por fim, no hóquei em linha, a seleção perdeu para o Canadá e tenta a classificação contra a República Dominicana.