Saddam Hussein protesta com greve de fome

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 22 de junho de 2006 as 09:01, por: CdB

O ex-ditador iraquiano, Saddam Hussein, está fazendo uma greve de fome em protesto contra o assassinato de seus advogados, declarou nesta quinta-feira seu advogado Jalil al Dulaimi.

– Saddam e mais 55 presos (ex-oficiais do antigo regime iraquiano) estão em greve de fome desde quarta-feira, depois do assassinato de Jamis al Obeidi –  disse Dulaimi.

Segundo ele, o presidente deposto e os outros presos pedem que os comitês internacional e americano garantam a “segurança dos demais advogados da defesa”.

O Alto Tribunal iraquiano, por sua parte, informou não ter qualquer informação e que não confirmava ou desmentia a notícia. Um porta-voz americano disse que iria verificar as informações.

Um porta-voz militar americano também declarou não ter notícias sobre a greve e disse que a informação será investigada.

Obeidi foi seqüestrado na quarta-feira, em sua casa, em Bagdá, por um grupo de 20 homens que asseguravam ser agentes do ministério iraquiano do Interior, segundo a família da vítima. Ele foi o terceiro defensor de Saddam a ser assassinado.

– O comitê de defesa colocou em andamento contatos com a União Árabe de Advogados, a União Internacional de Advogados, a ONU e outras partes envolvidas para prevenir o assassinato de outros advogados – acrescentou Dulaimi.

O representante legal do ex-ditador assinalou que soube da greve de fome de seu cliente através de contatos especiais, mas se negou a dar mais detalhes.