Russos dão como certa a morte de líder rebelde checheno

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 14 de outubro de 2005 as 15:41, por: CdB

A morte do mais proeminente rebelde tchetcheno, Shamil Basayev, junto a outros rebeldes em Naltchik, capital da república russa Kabardino-Balkária foi anunciada nesta sexta-feira nos principais sites de notícias russos, mas ainda não teve qualquer confirmação oficial, relata a agência italiana de notícias Ansa. A ação rebelde em Naltchik foi iniciada nesta quinta-feira, quando um grupo de cerca de cem homens armados invadiu vários prédios do governo e delegacias de polícia na cidade. Policiais e supostos rebeldes entraram em confronto direto, que terminou com mais de cem mortos, entre agressores, civis e policiais, segundo a Interfax.

Basayev se tornou o inimigo número 1 da Rússia depois de assumir ter sido o mentor do ataque contra uma escola em Beslan, na república da federação russa Ossétia do Norte, no ano passado, que resultou na morte de 320 pessoas, a maioria crianças. O primeiro veículo a divulgar a informação sobre a suposta morte de Basayev foi o jornal tchetcheno Cecenskoe Obshestvo, que citava como fontes agentes do FSB (serviço secreto russo).

Há duas versões sobre a morte de Basayev: uma diz que ele foi morto nesta quarta-feira, em uma região de floresta, próximo a Naltchik, quando forças russas cercaram e executaram um grupo de rebeldes. A outra diz que ele foi morto ontem, ao chefiar os insurgentes que tentavam tomar o controle da cidade.