Rússia anuncia lançamento de míssil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de agosto de 2006 as 10:34, por: CdB

Um míssil balístico intercontinental russo RS-12 Topol foi lançado, nesta quinta-feira, da base de Plesetsk, no norte da Rússia, e atingiu o alvo previsto, situado na península de Kamchatka, extremo leste do país, informaram as Forças Estratégicas da Rússia.

– O lançamento tinha como objetivo confirmar a estabilidade dos parâmetros básicos deste tipo de mísseis balísticos a fim de prolongar o tempo de serviço dos RS-12 – disse Vitali Seliviorstov, chefe adjunto do Departamento de Armamento do órgão.

– Atualmente a vida útil dos sistemas de mísseis balísticos Topol (RS-12M é a primeira versão do mesmo foguete) supera consideravelmente o prazo inicial, que era de dez anos – afirmou o general à agência Interfax.

O lançamento de hoje confirmou que os sistemas Topol funcionam perfeitamente após 20 anos de serviço.

O aumento do tempo de uso dos sistemas Topol permite substituir os mísseis em serviço por foguetes de nova geração paulatinamente, sem maiores efeitos no Orçamento do Ministério da Defesa, ressaltou.

Segundo os estrategistas russos, os mísseis balísticos intercontinentais Topol-M devem substituir os sistemas de foguetes RS-18 (SS-19 Stiletto, segundo a classificação da Otan), os RS-20 Voyevoda (SS-18 Satan) e os RS-12M.