Rosinha e Garotinho estão inelegíveis por três anos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 13 de maio de 2005 as 14:17, por: CdB

A juíza da 76ª Zona Eleitoral de Campos tornou inelegíveis por um prazo de três anos, a contar de 2004, a governadora Rosinha Matheus e seu marido, o ex-governador e presidente do PMDB, Anthony Garotinho. Na mesma ação, a juiz cassoiu os mandatos do prefeito de Campos, Carlos Alberto Campista (PDT), e de seu vice, Toninho Viana. 

O ex-prefeito de Campos Arnaldo Vianna (PDT), também está inelegível. Na ação, também foram considerados inelegíveis por três anos Geraldo Pudim e Claudeci Francisco da Silva, que disputaram pelo PMDB o segundo turno das eleições em Campos.

Além da cassação e das inelegibilidades, a juíza multou todos os réus. Elas variam de 100 mil Ufirs, como a aplicada à governadora Rosinha, a 50 mil Ufirs, como as que terão de pagar Garotinho e Pudim. Os réus do PDT também vão pagar multas de 100 mil Ufirs.

O prefeito Carlos Alberto Campista e seu vice serão notificados ainda nesta sexta e terão de deixar a prefeitura, embora seus advogados já estejam com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Todos podem recorrer num prazo de três dias. Neste período, quem assume a prefeitura de Campos é o presidente da Câmara, Alexandre Mocaiber (PDT).

O pedido de cassação foi feito a uma semana do segundo turno pelo Ministério Público, que alegou que ambas as coligações (a do PMDB e a do PDT) estavam transformando programas sociais em moeda eleitoral.