Romance esquecido de Alexandre Dumas é retocado para publicação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 22 de março de 2005 as 19:27, por: CdB

Um romance esquecido de Alexandre Dumas, autor de “Os Três Mosqueteiros”, chegará às livrarias em junho, depois de um estudioso ter encontrado a obra incompleta perdida em meio a arquivos antigos da biblioteca nacional francesa.

Claude Schopp, especialista na obra de Dumas, passou dez anos retocando a história, intitulada “O Cavaleiro de Sainte-Hermine”, que chegou a ser publicada sob formato de série perto do fim da vida do escritor, mas nunca saiu como romance completo.

“Vocês podem imaginar meu espanto quando, entre muitos rolos de arquivos microfilmados, topei com um romance quase completo em formato de série, intitulado ‘O Cavaleiro de Sainte-Hermine’ e assinado por Alexandre Dumas”, disse Schopp ao jornal Le Figaro. “Me senti dono do mundo.”

Alexandre Dumas morreu em 1870 sem completar o épico de 900 páginas, trechos do qual foram publicados sob formato de série, em 1869, no diário “Le Moniteur Universel”. O último capítulo ficou inacabado, e Schopp acrescentou as linhas finais ele mesmo, assinaladas em itálico.

“É um grande texto de Dumas, algo na linha do herói que busca sua vingança, como ‘O Conde de Monte Cristo”‘, disse Schopp.

“‘O Cavaleiro de Saint-Hermine’ é a parte que faltava da trilogia que começou com ‘Os Brancos e os Azuis’ e ‘A Companhia de Jehu”‘, escreveu o Le Figaro.

Schopp editou a obra para cortar os erros incluídos inadvertidamente pelo fato de ela ter sido publicada às pressas, em formato de série.

Ele manteve o projeto como segredo e revelou apenas a seu editor na editora francesa Phebus e a um outro crítico literário.