Riocenacontemporanea agita o Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de outubro de 2006 as 20:02, por: CdB

Estréia nesta sexta-feira o Riocenacontemporanea. Até o dia 15 deste mês o evento fará do Rio de Janeiro a capital das artes cênicas do Brasil. A 7ª edição do festival vai ocupar teatros, ruas, praças e até uma estação de trem.São cerca de 200 atrações, divididas em dez dias. Em 2005, 80 mil pessoas passaram pelo festival. Para este ano, são esperadas cem mil pessoas.

– O objetivo do riocenacontemporanea é integrar a cidade -, disse Paula Catunda, assessora do evento.

A idéia é que o público se confunda com os atores no meio das atrações. As artes plásticas também vão embarcar nessa estação. Quatorze artistas aproveitarão os vagões abandonados, na estação da Leopoldina, no Centro, que estão em péssimo estado de conservação, para expor suas obras. Cada vagão terá uma interferência artística diferente.

Nesse mesmo espaço, além do público da Zona Sul, da Zona Norte, da Zona Oeste e da Baixada Fluminense, atores, produtores e diretores vão se encontrar nessa locomotiva, que costumava funcionar na década de 40.

O que diferencia este ano dos anteriores são as companhias internacionais, que nunca tinham se apresentado na América Latina. Vindas da Rússia, Bélgica e Inglaterra, as companhias convidadas, entre nacionais e internacionais, vão ocupar 18 lugares, metade das atrações é gratuita ou tem preços populares. O objetivo é democratizar as cenas dos espetáculos.