Rio terá 1,9 mil guardas municipais no Réveillon

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 11 de dezembro de 2003 as 12:01, por: CdB

A Riotur divulgou nesta quinta-feira parte do esquema de segurança para a festa de Réveillon deste ano na cidade. A Guarda Municipal atuará na segurança e no controle do trânsito com ações, que vão das 7h do dia 31 de dezembro às 7h do dia 1 de janeiro de 2004. Serão, ao todo, 1.900 guardas, sendo 980 em missões voltadas diretamente para os nove pontos onde haverá comemorações na cidade, com 300 deles em Copacabana, onde se espera um público de 2,8 milhões de pessoas para a virada do ano.

Além desses 300 guardas municipais em Copacabana, outros 380 estarão no controle de trânsito e os 300 restantes estarão cuidando do patrulhamento e em missões de controle urbano nos demais pontos da cidade. Como no ano passado, os guardas estarão usando coletes luminosos. Em caso de emergência, as pessoas poderão utilizar o Disque-Guarda, que funciona 24 horas, pelo telefone 0800-211532.

O Departamento de Controle Urbano terá como objetivo manter desocupada toda a orla da Av.Atlântica, onde acontece a festa da virada do ano, não permitindo a instalação de ambulantes, tanto nas pistas de rolamento, como nos calçadões. O trabalho será realizado por 134 pessoas, com o apoio de 61 viaturas. Todas as operações serão feitas com apoio da guarda municipal e polícia militar.

A Defesa Civil do município atuará em Copacabana, Flamengo, Barra da Tijuca, Sepetiba, Guaratiba e Ilha do Governador, com efetivo de 140 pessoas. Em Copacabana, a corporação irá instalar três postos de controle.

O trabalho de limpeza, realizado pela Comlurb, terá início às 6h da manhã do dia 1 de janeiro de 2004, em todas as praias da cidade. A Comlurb pretende encerrar o trabalho às 10h da manhã. Na festa deste ano, foram recolhidas cerca de 285 toneladas de lixo, somente na Praia de Copacabana, e outras 187 toneladas nas praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, segundo pólo de festejos numa maior extensão de praia.

Vinte e sete fiscais da Vigilância Sanitária, além de três coordenadores, vão realizar a inspeção sanitária do comércio ambulante de alimentos, instalados em quiosques e barracas durante os festejos de Réveillon.