Rio promove seminário sobre síndrome alcoólica fetal

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 2 de agosto de 2005 as 10:33, por: CdB

Na quinta-feira, será realizado o seminário Programa de Atenção Integrada da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O evento – promovido pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química, em parceria como o Centro de Ensino Pesquisa e Referência de Alcoologia e Adictologia (CEPRAL) da UFRJ – será realizado, de 8h30 às 18h, no Centro de Integração e Atenção ao Deficiente Mestre Candeia, à Avenida Presidente Vargas, 1997, 3º andar – Centro.

A proposta do seminário é dar início às ações de prevenção primária, nos diversos segmentos da Prefeitura do Rio, bem como, divulgar, para os diferentes profissionais, o risco real de comprometimentos orgânicos decorrentes da exposição fetal ao álcool, favorecendo o desenvolvimento de ações e estratégias regionais estruturadas e integradas de prevenção.

A SAF – Síndrome Alcoólica Fetal é um conjunto de sintomas decorrentes do uso de bebida alcoólica durante a gravidez, manifestando-se através de variados quadros clínicos nos quais se destacam o comprometimento do sistema nervoso central e outros órgãos como o coração, rins etc.

A SAF representa hoje uma das mais sérias questões de Saúde Publica, comprometendo a saúde das crianças, adolescentes e adultos.