Rio inaugura corredor BRS na Zona Sul no próximo sábado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 30 de julho de 2014 as 12:03, por: CdB
O objetivo dos corredores expressos é aumentar o conforto e eficiência do sistema, reorganizando o trânsito e o transporte público
O objetivo dos corredores expressos é aumentar o conforto e eficiência do sistema, reorganizando o trânsito e o transporte público

Será inaugurado neste sábado o BRS Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, por meio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da CET-Rio. O mais novo corredor preferencial para ônibus vai ordenar as linhas que circulam pela Rua Voluntários da Pátria e as que passam somente pela Praia de Botafogo. O objetivo dos corredores expressos é aumentar o conforto e eficiência do sistema, reorganizando o trânsito e o transporte público, além de reduzir o tempo de viagem dos usuários.

O BRS Voluntários da Pátria terá três quilômetros de extensão e começará na esquina com Rua Humaitá e vai até a Praia de Botafogo, altura da Praça Nicarágua, pista externa. Na Rua Humaitá, sentido Botafogo, haverá sinalização de BRS nos abrigos, mas não a faixa exclusiva. No total, serão 13 pontos de parada, com abrigos e totens, distribuídos ao longo do percurso do novo BRS. Segundo a CET-Rio, a redução do tempo de viagem nos corredores BRS já implantados é de cerca de 20%. Além disso, a fiscalização eletrônica já começa a operar neste sábado.

Com o novo BRS, a cidade do Rio passar a ter 47,3 quilômetros de faixas preferenciais de ônibus já em funcionamento. O trabalho é feito em parceira com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, que realiza a sinalização horizontal, correção e nivelamento de calçadas e meio-fio e recapeamento das vias que não receberam o programa Asfalto Liso. O próximo BRS a ser inaugurado será o da Rua São Clemente no dia 9 de agosto.

Marca dos 450 anos

Grande inspiração para o planejamento das comemorações de 450 anos da cidade, a experiência do IV Centenário foi tão marcante que até virou nome de colégio. Localizada em Bonsucesso, a Escola Municipal IV Centenário foi assim batizada em homenagem ao último grande jubileu da cidade.

Por se tratar de um símbolo concreto do engajamento e da mobilização dos cariocas nos festejos daquele aniversário, a escola recebeu nesta quarta-feira,  a visita do presidente do Comitê Rio450, o diplomata Marcelo Calero. Na ocasião foi realizada a oficina de desenho Rio450 para os alunos interagirem com a marca.

Promovida pelo Comitê Rio450 em parceria com a Secretaria de Educação, a atividade foi aberta pela cerimônia de hasteamento da bandeira do Município e de execução do hino da Cidade do Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa.

Trata-se de uma prévia da nova prática a ser adotada a partir de 2015 quando essa cerimônia acontecerá semanalmente em todas as instituições conforme diretriz do Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca, o Pró-Carioca.