Rio estreita laços de amizade com a China

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 15 de novembro de 2004 as 11:11, por: CdB

A intenção de fortalecer os laços de amizade e ampliar as parcerias caracterizou a recepção que a governadora Rosinha Garotinho ofereceu em homenagem ao presidente da China, Hu Jintao, e sua esposa, Liu Yonging, no Palácio Laranjeiras, na noite de sábado.

Em seu discurso de saudação, a governadora citou o filósofo chinês Confúcio e também falou da profícua parceria entre a China e o Brasil.

– Faço uma referência ao sábio chinês Confúcio, que ensinou ser uma verdadeira alegria receber amigos de lugares tão distantes. Brasil e China comemoram 30 anos de relações diplomáticas. Um relacionamento vigoroso, de acordo com os números do comércio com nosso país, que já alcançou a cifra de US$ 7 bilhões.

A governadora também ressaltou que os convênios firmados com o governo federal abrem novas possibilidades para ampliação de cooperação econômica, cultural e científica entre o Estado do Rio e a China.

O presidente Hu Jintao, por sua vez, confirmou o desejo de expansão das parcerias e destacou a gentileza do povo fluminense.

– Agradeço a hospitalidade do povo do Rio de Janeiro e quero dizer que também pretendemos fortalecer nossa cooperação, fruto da amizade que aumenta a cada dia – afirmou o presidente, no clima de cordialidade e simpatia que permeou o jantar.

– O Rio de Janeiro tem belas paisagens, um povo trabalhador e um desenvolvimento econômico de primeira escala. Uma cidade que mantem prósperas relações de irmandade com Pequim e onde queremos intensificar parcerias -destacou.

A governadora acrescentou que o Rio de Janeiro, ao lado de suas belezas, tem muito a oferecer para a ampliação da cooperação econômica, cultural, técnica e científica com a China.

– Os acordos firmados entre os nossos dois países abrem enormes oportunidades para isso, reforçando ainda mais o que iniciamos quando de nossa participação na Expo-China em Beijing, esse ano – pontuou Rosinha, salientando que no setor de turismo o Estado do Rio é o destino de 40% de todo o fluxo de quatro milhões de turistas que vêm do exterior para o Brasil.

– Esse fluxo externo projeta um crescimento para sete milhões de visitantes até 2006.
Hu manifestou o desejo de aproveitar o convênio assinado sexta-feira com o governo federal, na área de turismo, para promover o intercâmbio em outras áreas.

A governadora discorreu sobre as vantagens de investir no estado.

– Nossa infra-estrutura é composta pelo maior porto da América Latina – o Porto de Sepetiba. Somos superavitários em energia elétrica e temos amplas oportunidades em nossos sistemas ferroviário, aeroviário e de portos. Os investimentos aqui recebem tratamento fiscal especial, o que nos levou a ser o estado brasileiro que mais cresceu nos últimos anos.

O presidente sinalizou com a possibilidades de investimentos.

– O Rio tem condições muito favoráveis para futuros negócios em vários setores. Queremos investir no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.

As mesas que para o jantar foram batizadas com nomes de pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Floresta da Tijuca, Vista Chinesa, Ilha de Paquetá e Corcovado. A entrada foi crépeze de agrião com molho gorgonzola e, como prato principal, filet mignon recheado com shiitake, molho de alecrim e musselines de batata baroa e brócolis. Tudo acompanhado com vinhos Valduga Chardonnay e Merlot, e prosecco Miolo, produtos brasileiros, feitos no Rio Grande do Sul. Marquize de chocolate com creme anglaide e brulée foi a última surpresa do jantar.
Estavam presentes o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, os atletas Robson Caetano e Jaqueline, os reitores Cândido Mendes e Paulo Alcântara, o ex-jogador de futebol Nilton Santos e o ex-ministro Marcílio Marques Moreira. Os secretários do governo que participaram da cerimônia foram Fernando Peregrino, do gabinete da governadora, Wagner Victer, de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Cristino Áureo