Rio autoriza linha de transporte comunitário na Zona Oeste

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 as 13:33, por: CdB

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:
O serviço de transporte de passageiros comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”, ganhará mais uma linha no Rio de Janeiro, com itinerário definido pela Secretaria Municipal de Transportes. A nova linha de vans de pequeno porte vai circular pela região da comunidade do Muquiço, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio.
O objetivo da medida é garantir conforto aos moradores nos deslocamentos pelo interior da comunidade. Com isso, as longas caminhadas poderão ser substituídas por viagens em um transporte regulamentado e fiscalizado. A resolução nº 2.614 foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira.

O objetivo da medida é garantir conforto aos moradores nos deslocamentos pelo interior da comunidade
O objetivo da medida é garantir conforto aos moradores nos deslocamentos pelo interior da comunidade

O STPC só pode circular no interior das comunidades e o valor da passagem não pode ultrapassar o valor do Bilhete Único Carioca, que é de R$ 3,40. A proposta desse transporte é atender, de maneira integrada, moradores de áreas não atendidas pelos demais modais disponíveis na cidade: ônibus, STPL (vans), metrô e trens.
Atualmente, 42 linhas estão autorizadas e em operação em mais de 20 comunidades nas regiões Central, zonas Norte e Sul. Essas linhas são operadas por 205 motoristas autorizados.
O motorista que quiser operar “cabritinhos” nessas regiões deverá procurar postos da SMTR (Centro, Leblon e Vila Isabel) para solicitar essa autorização. A secretaria providenciará a confecção dos documentos de autorização, de porte obrigatório, assim como registro, vistoria, acompanhamento, controle e fiscalização da prestação de serviço.
Os prestadores de serviço autorizados deverão obedecer aos itinerários previstos na resolução e o Código Disciplinar do STPC, estabelecido pelo decreto 37.802 de 15 de outubro de 2013.

Obras do Bairro Maravilha

A Secretaria Municipal de Saneamento e Recursos Hídricos do Rio (SMAR) dará prosseguimento, neste domingo, às obras do Bairro Maravilha na Zona Oeste. Desta vez, os serviços serão realizados no Cajueiros, em Sepetiba, e na Vala da Cavam, em Cosmos, com intervenções de drenagem, urbanização e pavimentação.
No Cajueiros será feita a construção de 2.922 metros de rede de drenagem, 6.723 metros de rede de esgoto, 21.703 metros quadrados de pavimentação em asfalto e 8.594 metros quadrados de passeio e calçadas em concreto. O investimento total das obras é de RS 14.405.100,16, beneficiando cerca de 2.000 habitantes da região, com previsão de término em nove meses.
Já o desvio da Vala da Cavam beneficiará uma população de cerca de 2.500 pessoas com o fim dos problemas de enchentes e alagamentos no local. Alí, serão investidos R$ 12.800.201,43 em obras de canalização de 577 metros de curso d’água, além da construção de 1.294 metros de rede de drenagem, pavimentação em asfalto de 11.521 metros quadrados e 5.344 metros quadrados de passeio e calçadas. O prazo para conclusão é de 11 meses.