Rio acelera trabalhos para desobstruir pista do Leblon após ressaca

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 31 de outubro de 2016 as 13:32, por: CdB

Segundo a prefeitura,  a Comlurb manteve, no Leblon, o serviço de desobstrução e limpeza da pista, ciclovia e calçada durante as últimas 48 horas, com 44 garis, uma pá mecânica, um trator com esteira e um caminhão varredeira

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

A prefeitura do Rio informou que pretende encerrar nesta segunda-feira os trabalhos de recuperação de parte da orla da cidade atingida por forte ressaca no último sábado.

Segundo a prefeitura,  a Comlurb manteve, no Leblon, o serviço de desobstrução e limpeza da pista, ciclovia e calçada durante as últimas 48 horas, com 44 garis, uma pá mecânica, um trator com esteira e um caminhão varredeira.

A prefeitura do Rio informou que pretende encerrar nesta segunda-feira os trabalhos de recuperação de parte da orla da cidade atingida por forte ressaca
A prefeitura do Rio informou que pretende encerrar nesta segunda-feira os trabalhos de recuperação de parte da orla da cidade atingida por forte ressaca

No início dos trabalhos foi desobstruída toda a ciclovia. O serviço prosseguiu até a conclusão da limpeza na noite  a noite deste domingo e nesta segunda será feito o repasse. A maior parte da areia foi devolvida à praia, e cerca de dez toneladas de areia que estavam misturadas com o lixo da maré foram removidas.
 
Durante a manhã de sábado, uma equipe de garis atuou na praia da Barra para fazer a remoção de lixo de maré, comum em ressacas. No Pontal, outro grupo fez apenas o repasse para remover um pouco de areia da ciclovia. Nessa região da orla, a limpeza já voltou ao ritmo rotineiro.

Histórico da operação

Após a forte ressaca que alagou alguns trechos da orla carioca na madrugada de sábado (29), a Comlurb iniciou, às 4h, o trabalho de remoção da areia que cobriu a calçada e as pistas das praias do Leblon, início da Barra e do Pontal, no Recreio. Por volta das 6h, o efetivo de garis e veículos foi reforçado para agilizar o serviço e liberar as pistas.
 
Foram mobilizados 196 garis e 24 veículos, como caminhões basculantes, pás mecânicas, tratores, caminhões pipa e varredeiras, para fazer a limpeza da orla afetada pela ressaca e desobstruir as vias. A maior parte da areia recolhida é colocada de volta na praia.

No Pontal,com trecho atingido menor, foram necessários 12 garis, um caminhão basculante e uma mini pá carregadeira. Já na Barra, do deck ao Posto 3 foram, destacados 75 garis, três caminhões basculantes, uma mini pá carregadeira, uma pá mecânica e quatro tratores.
 
Na orla do Leblon, área mais atingida pelas ondas. Cerca de 109 garis trabalharam na remoção da areia e lavagem das pistas e das calçadas. Com apoio de cinco caminhões basculantes, quatro caminhões pipa, uma varredeira e três pás mecânicas.

Centro de Operações

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que foi reaberta a Ciclovia Tim Maia às 10h30M desta segunda-feira. Após interdição preventiva entre São Conrado e Barra da Tijuca. A pista foi fechada às 22h30 de sexta-feira.

A medida foi tomada devido ao registro de ondas com mais de dois metros. E período de pico maior do que 15 segundos, um dos protocolos para o fechamento da ciclovia. Agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal atuaram no local. Equipes do Centro de Operações e do Alerta Rio monitoraram as condições do tempo durante todo o período de interdição.

A Marinha do Brasil emitiu dois avisos de ressaca que abrangeram o litoral do Rio de Janeiro. O primeiro, que alertava sobre ondas com até 4 metros de altura. Teve início às 7h de sexta-feira, e término às 22h de sábado.

Aviso de ressaca

O segundo aviso de ressaca, com ondas que podiam chegar a 3 metros de altura. Teve validade entre as 22h de sábado, e as 10h desta segunda-feira.

As condições do mar e de ventos são os principais critérios de ativação das ações de resposta da Prefeitura do Rio para garantir a segurança dos usuários da ciclovia.

Os protocolos são: caso os sensores marítimos indiquem ocorrência de ondas com altura igual ou maior que dois metros. E com período de pico igual ou maior a 15 segundos; ou os dados do INMET apontem registros de ventos iguais ou superiores a 90km/h.