Reunião sobre segurança pública sera realizada no México

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 3 de setembro de 2003 as 16:12, por: CdB

Responsáveis de Segurança Pública das principais cidades de 18 países de América Latina e Caribe se reunirão na capital mexicana na sexta-feira e no sábado para compartilhar experiências no combate à delinqüência. O secretário de Segurança Pública da Cidade do México, Marcelo Ebrard, informou hoje, quarta-feira, que o objetivo principal do encontro será a análise de mecanismos que permitam reduzir os índices de delitos na região.

Ebrard assinalou também que durante o encontro se tentará “construir uma rede de cooperação em matéria de segurança pública na América Latina e Caribe”. Segundo o secretário, a Reunião de Chefes de Segurança Pública da América Latina e Caribe contará com 24 representantes de 18 países da região, que não foram especificados.

Ebrard disse que as autoridades da capital mexicana, considerada por estatísticas internacionais como uma das mais perigosas do mundo, apresentarão as medidas tomadas nos últimos anos para reduzir a insegurança.
Também será analisada a aplicação das recomendações feitas pelo ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, cujo escritório foi contratado pelas autoridades mexicanas para fazer um diagnóstico sobre a situação da cidade e propor soluções. O escritório de Giuliani emitiu 146 recomendações para modernizar a polícia, reformar o sistema legal e estabelecer alianças com os cidadãos para combater a delinqüência na capital mexicana. As sugestões do ex-prefeito nova-iorquino buscam reduzir anualmente em 10% os delitos cometidos na Cidade do México.

Segundo dados oficiais, na capital mexicana são registrados cerca de 500 delitos por dia, embora extra-oficialmente se calcula que esse número seja muito maior, porque muitos crimes não são comunicados às autoridades.