Resposta de Daniel Alves a torcedor racista surpreende o mundo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 28 de abril de 2014 as 11:54, por: CdB
Neymar, Ivete Sangalo e Fred apoiaram o gesto de Daniel Alves
Neymar, Ivete Sangalo e Fred apoiaram o gesto de Daniel Alves

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta segunda-feira, por meio de sua conta no microblog Twitter, que o lateral direito do Barcelona e jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves deu resposta ‘ousada’ ao comer uma banana jogada no campo por um torcedor no jogo entre Barcelona e Villarreal, pelo campeonato espanhol.

“O jogador @DaniAlvesD2 deu uma resposta ousada e forte ao racismo no esporte. (…) Diante de 1 atitude q infelizmente tem se tornado comum nos estádios, @DaniAlvesD2 teve atitude”, publicou a presidenta.

Vários famosos também entraram em cena em apoio a Daniel Alves. Luciano Huck e Angélica, além de Neymar com o filho, Davi Luca, e outros famosos – incluindo a atriz Thaissa Carvalho, namorada de Daniel, e Fabiana Karla – publicaram fotos no Instagram nas quais aparecem segurando bananas. Todos usaram a hashtag #somostodosmacacos, que está sendo usada nas redes sociais como forma de repúdio ao ato contra Daniel.

“Admirável como sempre! Orgulho! Porém é muito triste ver que nos dias de hoje isso ainda acontece #nãoaoracismo #noracism #danialves”, comentou Thaíssa no Instagram. Em uma foto, ela aparece segurando uma banana ao lado de parentes. “Eu e minha família #somostodosmacacos #somostodosmonos #nãoaoracismo”, completou.
Fabiana se manifestou, fazendo uma versão de “Beijinho no ombro”: “Come a banana pro recalque passar longe. #somostodosmacacos #umabananaparaopreconceito @danid2ois #DanielAlves”.

Fred demostrou seu apoio ao companheiro de seleção brasileira no Instagram: “Uma banana pro racismo! Infelizmente, esse não é um problema que se restringe apenas à Espanha. É um mal que mancha o esporte e a sociedade em geral em todo o mundo. Essa banana, que quase foi desperdiçada, poderia amenizar a fome de alguma criança na África ou em qualquer outro canto do mundo – inclusive no Brasil. Tamo junto, Daniel Alves!”.

“Ofensas só funcionam quando nos atingem. Nenhum tipo de preconceito, chacota ou racismo pode ser mais relevante que a consciência de alguém que respeita o próximo. Respeitemos para sermos respeitados, e respeitemos mesmo que não sejamos respeitados, pois assim seremos superiores. Uma pena o mundo cada dia mais se tornar um grande ring de ofensas e chacotas trocadas. E parabéns pra quem não entra nessa moda”, disse Anitta no Instagram.

Fernanda Paes Leme também mandou seu recado em apoio a Daniel Alves: “Todo meu respeito para você, Daniel Alves ! Que além de ótimo jogador mostrou que banana faz é muito bem para a saúde! Sua atitude foi genial… Até porque não devemos dar a mínima pra qualquer atitude preconceituosa! Somos todos Iguais!”, escreveu a atriz em seu perfil no Instagram. Os cantores Claudia Leitte, Michel Teló e Dinho Ouro Preto foram outros famosos que apoiaram Daniel Alves nas redes sociais.

Ivete Sangalo também mandou seu recado: “O meu aplauso para o seu talento e sensibilidade. Preconceito é pros fracos, sem fé, sem alegria”, escreveu a cantora em legenda de foto publicada em seu perfil no Instagram.