Responsável pela prisão de Duda Mendonçam é afastado da PF

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 21 de dezembro de 2004 as 09:40, por: CdB

Responsável pela prisão e pelo indiciamento do publicitário Duda Mendonça, marqueteiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o delegado Antônio Carlos Rayol foi afastado ontem do comando da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Federal do Rio.

Rayol, 48, não foi informado do afastamento por seus superiores. Soube por colegas, que leram a decisão da superintendência estadual no boletim interno da PF.

– Fui surpreendido. Estou há 27 anos na Polícia Federal. Nunca tinha visto isso. Nem no regime militar. É um absurdo. – disse Rayol.

O delegado comandou, dez dias antes do segundo turno das eleições deste ano, a ação da delegacia que resultou na prisão de Duda em um clube clandestino onde se disputavam brigas de galos. À época, Duda trabalhava na campanha de Marta Suplicy (PT) à reeleição em São Paulo. Ela foi derrotada por José Serra (PSDB).

Em novembro, dois auxiliares de Rayol, os agentes Luiz Amado e Marcelo Guimarães, tinham sido transferidos para repartições da PF em cidades no norte do Estado (Campos e Macaé). Os dois participaram da operação que resultou na prisão do marqueteiro.

No clube, localizado na zona oeste carioca, havia cerca de 200 apostadores. Duda, o vereador Jorge Babu (expulso do PT após o episódio) e mais quatro acusados de liderar as apostas e administrar o empreendimento foram indiciados no inquérito da PF.