Resgaste do corpo do deputado Martinez será retomado nesta segunda

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 5 de outubro de 2003 as 21:11, por: CdB

O resgate dos corpos do deputado federal José Carlos Martinez (PR), presidente nacional do PTB, e dos outros três ocupantes do avião que caiu na manhã de sábado, entre os morros do Agudinho e Rolado, na Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral paranaense, será reiniciado às 8 horas desta segunda-feira e pode levar até dois dias.

Segundo o tenente-coronel Paulo Sérgio Mebs, do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), de Brasília, o avião está enterrado três metros no solo e os corpos estão dentro da aeronave.

– Um grupo de resgate chegou ao local, mas constatou a necessidade de desenterrar o avião antes da retirada dos corpos, o que pode levar mais tempo que o previsto – disse. Para auxiliar na retirada, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Florestal, além do Parasar, grupo de resgate ligado à FAB, contará com mais quatro helicópteros da FAB, e das polícias militares do Paraná e Santa Catarina.

Além do deputado, o assessor João Luiz Goebel, o amigo André Surugi e o piloto Cláudio Luiz da Luz estavam no avião. A aeronave decolou do aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, às 9h23, com destino a Navegantes (SC).

De lá, Martinez iria para Piçarras, no litoral catarinense, onde passaria o final de semana. Há informações, no entanto, de que essa seria sua primeira viagem no avião, recentemente comprado.

O governo paranaense emitiu uma nota oficial em que lamenta a morte de Martinez. A nota, assinada pelo governador Roberto Requião (PMDB), assinalou “a decisão corajosa de Martinez em levar o PTB a apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República”. Além disso, o governo decretou luto oficial por três dias.