Republicanos e democratas concordam sobre erros no Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de fevereiro de 2004 as 05:07, por: CdB

O presidente e o vice da Comissão de Inteligência do Senado norte-americano, Pat Roberts (republicano) e Jay Rockefeller (democrata), concordaram que houve erros de inteligência anteriores à guerra no Iraque.

– Acho que é importante para os serviços de inteligência reconhecerem que se equivocaram em um grande número de temas –  declarou Rockefeller à imprensa, ao ser perguntado sobre as declarações do diretor da CIA, George Tenet, que defendeu o trabalho da Agência Central de Inteligência antes da intervenção anglo-americana no país árabe.

Rockefeller, senador pela Virgínia Ocidental, comentou que é ‘importante que o Congresso, o presidente e a Casa Branca também admitam que se enganaram em vários pontos’.
 
– Assim que todos tivermos admitido nossos erros, então poderemos começar a tentar construir um futuro melhor e mais seguro –  avaliou o principal membro democrata da Comissão de Inteligência.

– E não podemos fazer isso negando a realidade – continuou.

O senador Roberts disse aos jornalistas, por sua vez, que ‘os serviços secretos precisam de uma reforma sistemática’, para corrigir suas falhas, embora tenha reiterado que ‘não há nenhuma prova da utilização inapropriada da informação de Inteligência por parte do governo’.

Ao ser perguntado se considerava que tinham cometido falhas, ele disse claramente:
‘cometeram-se erros e deixaremos isso claro em nosso relatório’.

Roberts e Rockefeller falaram com a imprensa após uma reunião de membros da Comissão de Inteligência do Senado, para redigir um relatório de investigação parlamentar sobre as falhas de informação da CIA em sua análise sobre o perigo que representavam as supostas armas de destruição em massa (ADM) em poder do ex-ditador Saddam Hussein.

Depois de vários meses de busca, esses armamentos ainda não foram encontrados.