Representantes da Coréia do Sul, EUA e Japão se reúnem em Seul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005 as 07:26, por: CdB

Altos representantes da Coréia do Sul, Estados Unidos e Japão se reunirão no sábado em Seul para examinar o programa nuclear da Coréia do Norte. O ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Ban Ki-Moon, afirmou que serão discussões profundas.

– Porém, não seria apropriado dizer algo sobre o que se falará. – acrescentou.

A reunião terá a presença do vice-ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Song Min-soon, do encarregado pela questão na secretaria de Estado americana, Christopher Hill, assim como do chefe da seção Ásia-Oceania da chancelaria japonesa, Kenichiro Sasae, informou a agência sul-coreana Yonhap.

O anúncio do encontro, freqüente desde o início da crise, no final de 2002, foi feito depois das declarações de terça-feira do ditador norte-coreano Kim Jong-Il. Ele afirmou que estava disposto a voltar à mesa de negociações multilaterais caso determinadas condições, que não divulgou, fossem cumpridas.

No dia 10 de fevereiro, a Coréia do Norte anunciou mais uma vez que possui a bomba atômica.

Desde 2003 foram realizadas três séries de conversações em Pequim com a participação das duas Coréias, Estados Unidos, Japão, Rússia e China. A Coréia do Norte se recusa, desde o final do ano passado, a participar de uma quarta rodada.