Reparos nas estações de eletricidade resolvem apagão na Rússia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 12 de janeiro de 2004 as 11:27, por: CdB

Os apagões que atingiram 43 mil pessoas na região de Volgogrado, no sul da Rússia, já foram resolvidos, com reparos nas estações de eletricidade, informou nesta segunda-feira, o Ministério de Situações de Emergência russo.

Segundo um relatório divulgado hoje pelo ministério, foi restaurado o fornecimento elétrico em todas as áreas que no fim de semana passado haviam ficado isoladas e à mercê do intenso frio que atingiu o centro e o sul do país.

As fortes geadas e nevadas danificaram 120 linhas de abastecimento elétrico e 437 subestações de energia em cinco distritos da região de Volgogrado e três grandes bairros da capital regional homônima.

Embora no domingo as autoridades tenham informado que cerca de 22 mil pessoas tinham ficado sem eletricidade, de fato o número foi duas vezes maior, segundo o novo relatório do Ministério de Situações de Emergência.

Pelo menos 42.946 pessoas ficaram sem eletricidade num total de 66 cidades, e boa parte delas sofreu cortes de calefação, com temperaturas na rua inferiores a 22 graus negativos, enquanto em suas casas não passavam de cinco graus positivos.

A cidade mais atingida pelos cortes de calefação foi Dubovka, onde o mau tempo deixou sem nenhum tipo de energia 82 edifícios residenciais onde vivem 6 mil pessoas.

Uma fonte da empresa de abastecimento energético Volgogradenergo disse hoje à agência Interfax que, apesar do anúncio do governo sobre o restabelecimento da eletricidade, pelo menos 500 pessoas continuam sofrendo com apagões.

As conseqüências do frio que castiga a Rússia nos útlimos dias se fizeram sentir neste fim de semana em Moscou, onde pelo menos oito pessoas morreram de hipotermia e outras 42 foram hospitalizadas com sintomas de congelamento.

Desde 1 de outubro, o número de mortes por causa das baixas temperaturas chega a 178, segundo a Central de Urgências médicas da capital russa. A maioria dos atingidos pelo frio é de moradores de rua e pessoas embriagadas.