Religiões se encontram no Fórum da Cultura

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 5 de julho de 2004 as 11:50, por: CdB

Cerca de 8 mil pessoas se reúnem desde esta segunda-feira até o dia 13 de julho em Barcelona para a quarta ediçäo do Parlamento das Religióes do Mundo, movimento interreligioso internacional que acontece a cada cinco anos com a proposta de cultivar a harmonia entre as comunidades religiosas e espirituais mundiais e promover o compromisso da paz, sustentabilidade e justiça.

O tema escolhido para o Parlamento 2004 é “Mensageiros da paz: a arte de saber escutar e o poder do compromisso”.  Sáo mais de 500 atividades programadas ao longo da semana, com jornada que se inicia às 8 h e termina às 20 h. De fato, o Parlamento acontece no Monasterio de Montserrat, nas imediaçoes de Barcelona, mas foi somado à programaçao de diálogos do Fórum Mundial das Culturas.

Quatro pontos de discussáo seráo abordados nos próximos dias: dívida externa, situaçao dos refugiados, violencia religiosa e a questáo da água. “Os participantes váo explorar o potencial que têm as religióes de contribuir para soluçóes reais a esses problemas do mundo”, disse Francesc Torradeflot, do Centro UNESCO na Catalunha e um dos organizadores desse quarto parlamento.

De 11 a 27 de setembro de 1893, na cidade de Chicago (EUA) aconteceu o primeiro Parlamento Mundial das Religióes. Perto de 6 mil pessoas se reuniram para pensar o lugar da espiritualidade no mundo moderno. Cem anos mais tarde, outra reuniáo interreligiosa foi convocada em Chicago, com o propósito de reviver o acontecimento de 1893 e, ao final, um documento assinalou princípios éticos fundamentais, assumidos por representantes das religióes de todo o mundo: nao violencia, respeito a vida, solidariedade, ordem econômica justa, tolerância, igualdade. A última reuniáo do Parlamento se deu na Cidade do Cabo, África do Sul, com a adesáo de mais de 7.000 pessoas.

Uma das personalidades mais aguardadas para o Parlamento de Barcelona, o líder budista Dalai Lama, enviou ontem desculpas por náo poder comparecer ao encontro devido a problemas de saúde. A programaçao previa homenagem pelos 69 anos do Dalai Lama no Pavilháo Olímpico de Badalona e sua intervençao na abertura e encerramento do Parlamento 2004.