Relatório final dos atentados de 11/9 sai ainda em julho

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 13 de julho de 2004 as 00:59, por: CdB

A Comissão oficial que investiga os atentados do 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos divulgará seu relatório final em 22 de julho próximo, quatro dias antes da data prevista, informou, na última segunda-feira, seu porta-voz, Alvin Felzenberg.

A Casa Branca ainda tem de revisar o documento para editar alguns trechos que contêm informação confidencial, acrescentou Feizenberg.

– É um relatório bipartidário, é uma comissão bipartidária. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para mantê-la o mais longe possível da política e suspeito que haverá um consenso sobre suas descobertas e suas recomendações – disse o funcionário.

O painel, integrado por cinco republicanos e cinco democratas, iniciou sua investigação em novembro de 2002 e, desde então, ouviu milhares de testemunhas, além de analisar dois milhões de páginas de documentos ligados aos atentados de 2001, que deixaram cerca de 3 mil mortos.

Entre as principais conclusões, estão a falta de coordenação entre os organismos de inteligência americanos e a ausência de cooperação entre o derrocado presidente iraquiano Saddam Hussein e a rede Al-Qaeda, ao contrário do afirmado pela Casa Branca antes da invasão do Iraque.