Rede ferroviária do Estado ganhará ar condicionado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 13 de dezembro de 2005 as 10:29, por: CdB

No início do próximo ano, mais dois ‘geladões’, trens equipados com ar-condicionado, estarão integrados à rede ferroviária da Região Metropolitana.

As composições, recuperadas pelo governo do estado, já foram repassadas à concessionária Supervia pela Secretaria de Transportes.

Portanto, até fevereiro, estarão em circulação no Rio 11 composições deste tipo e a previsão é de que, até o final do governo, um total de 18 ‘geladões’ esteja em operação.

A reforma deles, num investimento total de cerca de R$ 85 milhões, faz parte do PET (Programa Estadual de Transportes).

As duas novas composições, que entrarão em circulação entre janeiro e fevereiro, atenderão ao ramal Deodoro e às duas linhas especiais Central-Bangu e Central-Campo Grande, de acordo com a demanda. Os dois trens possuem quatro carros e capacidade para 1.200 passageiros, cada.

– Estes 11 trens com ar-refrigerado, de um total de 18 que entregaremos até o final do governo, representam o reconhecimento da governadora Rosinha Garotinho de que a cidadania só é possível quando se trata o trabalhador com dignidade – afirmou o secretário de Transportes, Augusto Ariston.

O 10° ´geladão` fará teste dinâmico – circulando na linha férrea sem passageiros – nos próximos dias e o 11º trem, que chegou ao Rio no dia 7, vindo de Araraquara, em São Paulo, passa por revisão mecânica. Só após esses testes, serão aprovados para serem integrados ao sistema ferroviário.