Recorde paraolímpico de arremesso pertence a uma brasileira

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 10 de maio de 2004 as 01:50, por: CdB

A pernambucana Roseane Santos, a Rosinha, bateu no último domingo o recorde mundial do lançamento de disco durante os Jogos Paraolímpicos do Brasil, que acontecem até a próxima terça-feira no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo, com a marca de 32,27m.

O recorde anterior pertencia a ela mesma. Nas Paraolimpíadas de Sydney, em 2000, Rosinha, que ficou conhecida por ter declarado que a melhor coisa que aconteceu em sua vida foi perder a perna esquerda, abocanhou a medalha de ouro batendo o recorde mundial (31,58m).

– Agora acho que não tem como não ir para Atenas. Estou muito feliz – afirmou a atleta, emocionada com o resultado.

Rosinha treina no Rio de Janeiro com a técnica Isabel Thimoteo.

– Ela está mais madura e sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar – disse Thimoteo, que acompanha as seis horas diárias de treinos de Rosinha.

As brasileiras Ádria Santos e Maria José Alves, a Zezé, também brilharam e conquistaram neste domingo duas medalhas de ouro, cada, nos Jogos Paraolímpicos do Brasil, principal competição nacional para atletas com deficiência.

No final da tarde, Ádria, da categoria para cegos totais, venceu nos 100m rasos com a marca de 12s63. Também nos 100m, na categoria para atletas com percepção de vulto, Zezé fez 12s97.

Nos 200m rasos, Ádria fez 26s18, subindo novamente ao alto do pódio na sua categoria. Já Zezé marcou 12s97 também nos 200m.