Recife decreta estado de alerta pelas chuvas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 18 de junho de 2004 as 09:53, por: CdB

O prefeito de Recife, João Paulo, decretou estado de alerta máximo no município, em função do aumento das chuvas dos últimos seis dias que causaram saturação do solo nas áreas de morro, resultando em 99 deslizamentos nas últimas 24 horas.

A Comissão de Defesa Civil (Codecir) contará com reforço de duas mil pessoas, de diversas instituições, incluindo lideranças comunitárias, para prevenir incidentes e atuar em situações de emergência. Um dos trabalhos será a remoção das famílias que se encontram em áreas de risco iminente de desabamento de barreiras.

Elas vão ser levadas para casas de parentes e abrigos municipais. As pessoas estão sendo orientadas a sair de casa imediatamente se perceberem rachaduras ou risco de desmoronamento.

Com a força das águas, diversas casas, pontos comerciais e ruas ficaram alagados e os deslizamentos aumentaram, principalmente na zona norte. O bairro mais atingido é o Ibura, que concentra grande parte da população carente da cidade. Até o momento mais de três mil famílias deixaram suas casas por causa de alagamentos.

Pela manhã a chuva deu uma trégua, mas o tempo continua nublado, com nuvens carregadas. De acordo com o, chefe da Seção de Previsão do Tempo do Instituto de Meteorologia, Ednaldo Araújo, a chuva continuará chovendo no litoral e Agreste de Pernambuco, nos próximos cinco dias, com períodos de melhoria.