Rebeldes curdos morrem na Turquia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 12 de maio de 2005 as 07:54, por: CdB

Três rebeldes curdos morreram em confrontos com o exército turco em uma zona montanhosa do leste da Turquia, informou, e nesta quinta-feira, a agência semioficial Anatólia.

A agência entrevistou o general Yasar Buyukanit, comandante-em-chefe do exército, que assegurou que as “operações antiterroristas” prosseguem, e por isso o exército aumentou suas medidas de segurança.

O general afirmou que os rebeldes curdos penetram na Turquia pelo norte do Iraque, e trazem consigo “grandes quantidades de explosivos C-4, capaz de causar grandes danos tanto nas zonas rurais quanto urbanas”.

Os enfrentamentos -nos quais também participa a força aérea turca- começaram na cidade de Tunceli e depois se estenderam por zonas rurais vizinhas, como o povoado de Caglarca, onde os três militantes curdos morreram.

O Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK) pegou em armas em 1984 pelos direitos dos 12 milhões de curdos que vivem na Turquia, e protagonizou uma guerra não declarada durante 14 anos.

Esta guerra terminou após a captura em 1999 de seu líder, Abdullah Ocalan, sentenciado esse ano à morte embora em 2002 a sentença tenha sido comutada por prisão perpétua.