Raúl Castro diz que o Partido Comunista sobreviverá a Fidel

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de agosto de 2006 as 10:52, por: CdB

O jornal do Partido Comunista de Cuba, o Granma, republicou um discurso de Raúl Castro, nesta quinta-feira, dizendo que o partido continuará no poder independentemente do que acontecer com Fidel Castro, no momento em que se espalham especulações sobre a saúde debilitada do líder.

A informação é controlada estreitamente em Cuba e a publicação do discurso do irmão de Fidel, Raúl, na capa do jornal pretendia claramente abrandar os temores de caos se o veterano mandatário tiver que se afastar ou morrer.

Também foi a primeira menção clara a Raúl pela imprensa de Cuba desde que Fidel Castro, de 79 anos, o nomeou como seu substituto temporário na segunda-feira.

Uma mensagem de Fidel Castro que foi lida na televisão cubana, na terça-feira, dizia que ele precisaria de um certo tempo para se recuperar depois de uma cirurgia intestinal.

No discurso, feito no dia 14 de junho para oficiais do Exército e impresso pela primeira vez no Granma no dia seguinte, Raúl disse: “Apenas o Partido Comunista… poder ser o herdeiro fiel da confiança que os cubanos depositaram em seu líder”.