Rachadura em oleoduto provoca derramamento de óleo na Rússia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 31 de julho de 2006 as 10:33, por: CdB

Uma rachadura no oleoduto Druzhba provocou um derramamento de petróleo na região de Briansk, no oeste da Rússia, o que pode significar um “risco de catástrofe ecológica” na área, informou, nesta segunda-feira, o Ministério de Recursos Naturais da Rússia.

Um porta-voz do Ministério disse à agência oficial russa Itar-Tass que a superfície contaminada é de aproximadamente 10 quilômetros quadrados.

No entanto, o diretor-geral do oleoduto, Mikhail Sayanin, assegurou que a extensão do derramamento é muito menor e afeta uma superfície de apenas 350 metros quadrados. Segundo Sayanin, o volume total do petróleo derramado chega a 50 metros cúbicos.

– O petróleo não chegou à água, por isso não há perigo para a população – informou o diretor-geral do oleoduto Druzhba, um dos que a Rússia usa para exportar petróleo à Europa ocidental.

Segundo o executivo, o derramamento de petróleo, que aconteceu cerca de 25 quilômetros da fronteira com Belarus, foi causado pela ruptura de um encanamento.

O Ministério de Recursos Naturais anunciou que enviará uma comissão ao local para verificar o alcance do dano causado ao meio ambiente.