Quinto avião da FAB traz mais 84 brasileiros do Líbano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 28 de julho de 2006 as 11:10, por: CdB

Um boeing da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou, na manhã desta sexta-feira, no Recife, trazendo brasileiros da área de conflito entre Líbano e Israel. O quinto avião da FAB trouxe 84 pessoas, incluindo mais de 20 crianças e três mulheres grávidas. Nenhum passageiro ficou na capital pernambucana. O avião fez apenas uma escala técnica de 1h30 para reabastecimento, antes de seguir até o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A última parada será no Rio de Janeiro.

Um dos passageiros, o dentista Imad Bouchabke, 37 anos, que está indo para Porto Alegre (RS) com a mulher Lutécia e os filhos Rubens, 5 anos, e Ingrid, 3 anos, relatou que a situação de trabalho no Líbano está cada dia mais difícil.

– Antes da ofensiva militar, que dura mais de duas semanas, atendia diariamente em meu consultório cerca de 20 pacientes. Depois que os bombardeios começaram, os clientes foram reduzidos para duas pessoas ao dia – observou.

Ataques

A Força Aérea israelense atacou nesta madrugada cerca de 130 alvos em território libanês, informou a rádio pública de Israel. O principal alvo foi a cidade de Tiro, comando regional do Hezbollah de onde saem os ataques contra a cidade de Haifa, principal centro urbano no norte de Israel.

A capitã médica Nicholle Tartarel, da FAB, que acompanhou a missão humanitária de resgate dos brasileiros organizada pelo Itamaraty, afirmou que a maior parte das pessoas repatriadas está em boas condições físicas de saúde, apresentando apenas “traumas psicológicos e ansiedade”.

Ela disse que está programada para amanhã a saída de outro vôo da FAB da Turquia, trazendo mais 150 passageiros. A aeronave vai passar, pela capital pernambucana, antes de prosseguir viagem até São Paulo.

O chefe de gabinete da secretaria geral do Itamaraty, Everton Vieira Vargas, informou que a operação de resgate de brasileiros do Líbano não tem prazo para terminar. Ontem, mais dois vôos com brasileiros retirados do país chegaram a São Paulo. Um vôo da companhia aérea TAM, que partiu de Damasco, na Síria, trouxe 225 passageiros mais 26 crianças de colo. Outro vôo, da FAB, que veio de Adana, na Turquia, trouxe 150 passageiros.

Segundo ele, brasileiros continuam procurando o consulado e a embaixada brasileira no Líbano e a operação deve continuar.

– O consulado continua a receber pessoas, especialmente aquelas do sul do Líbano – ressaltou.