Questões políticas e econômicas abatem mercados da Ásia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 25 de maio de 2005 as 11:11, por: CdB

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, abatidas por questões políticas e preocupações econômicas locais e externas. Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 1,07%, para 11.014 pontos.

Os papéis de exportadoras foram desanimados pela tensão entre Japão e China, depois de a vice-primeira-ministra chinesa, Wu Yi, cancelar na segunda-feira uma reunião com o premiê japonês.

Em HONG KONG, o índice Hang Seng declinou 1,15%, para 13.562 pontos.
O humor foi derrubado pela crescente disputa entre Estados Unidos e China sobre a reforma do iuan. Na CORÉIA DO SUL, o índice da bolsa local perdeu 1,08%, aos 941 pontos.
O destaque ficou com as exportadoras, que caíram ante preocupações de maiores aumentos de juros nos Estados Unidos.

No dia anterior, a ata da reunião de maio do Federal Reserve disse que o banco central norte-americano notou uma aceleração percepctível da inflação.- Isso provoca a questão sobre quantas vezes mais o Fed pretende elevar os juros – disse Lim Chang-gue, do Samsung Investment Trust Management.

Na MALÁSIA, o índice da bolsa de Kuala Lumpur cedeu 1,61%, para 870 pontos, cauteloso à espera da divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre, feita após o fechamento do mercado.

Em CINGAPURA, o índice Straits Times desvalorizou-se em 0,68%, aos 2.160 pontos, ante uma realização de lucros entre os papéis de telecomunicações por preocupações sobre a crescente competição no setor.

Em TAIWAN, o índice Taiwan Weighted cedeu 0,35%, para 5.888 pontos, em meio a temores de uma fraqueza nos fundamentos da economia. Na TAILÂNDIA, o índice Thailand Set teve variação negativa de 0,52%, aos 660 pontos. Na contramão, na INDONÉSIA, o índice da bolsa de Jacarta subiu 0,37%, para 1.049 pontos.