Quebra do motor atrapalha Raikkonen em treinos no Japão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 7 de outubro de 2005 as 10:37, por: CdB

As esperanças da McLaren de assegurar o título de construtores da Fórmula 1 neste fim de semana foram prejudicadas quando Kimi Raikkonen sofreu, nesta sexta-feira, uma quebra de motor no primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão.

A equipe com motor Mercedes tem dois pontos de vantagem em relação à Renault. Depois de Suzuka, haverá apenas o Grande Prêmio da China para o final da temporada. A McLaren pode conquistar o título no domingo se colocar seus pilotos nas duas primeiras posições da prova, como fez no Brasil, e se a Renault não conseguir marcar mais de um ponto. Do contrário, o título de construtores será decidido em Xangai, no dia 16 de outubro.

A falha no motor e sua troca custarão a Raikkonen 10 posições no grid de largada. Foi a quarta penalidade do tipo sofrida por ele no ano.

– Obviamente estou desapontado com a quebra de motor. Entretanto, conseguimos correr no segundo treino e ainda tem muito tempo amanhã (sábado) de manhã – afirmou Raikkonen.

O piloto de testes da McLaren, o espanhol Pedro de la Rosa, fez o melhor tempo da primeira sessão de treinos, tendo cravado 1min30s532, ficando 0s543 à frente do brasileiro Ricardo Zonta, piloto de testes da Toyota e que ficou na segunda posição.

Zonta, que estava pilotando um carro mais antigo do que os pilotos titulares da equipe – Ralf Schumacher e Jarno Trulli -, foi o mais rápido na segunda sessão de treinos, com pista molhada. Ele marcou 1min30s682, seguido por Michael Schumacher, da Ferrari, e De la Rosa.

O espanhol Fernando Alonso, que assegurou o título na última corrida, no Brasil, foi o sexto mais rápido na sessão da manhã e o oitavo à tarde. O brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, foi apenas o 16o. no primeiro treino, mas obteve a quarta colocação no segundo. Felipe Massa, da Sauber, conseguiu a 11a. e a 15a. posições.

v