Putin promete fazer a economia crescer e combater a pobreza

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 26 de maio de 2004 as 10:12, por: CdB

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu nesta quarta-feira continuar se esforçando para atingir a meta de dobrar o tamanho da economia russa e aumentar o padrão de vida de uma população em sua maioria empobrecida.

“O sucesso de nossas tarefas prioritárias depende apenas de nós: dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) dentro de uma década, reduzir a pobreza, fazer aumentar a prosperidade das pessoas e reestruturar as Forças Armadas”, disse o dirigente em seu discurso à nação, feito anualmente diante das duas casas do Parlamento.

Putin também disse que, na atual taxa de crescimento, a renda per capita deve crescer mais rapidamente. “Se mantivermos o crescimento anual pelo menos no nível verificado no primeiro trimestre deste ano, poderemos dobrar o PIB não em dez anos, mas até 2010”, disse Putin.

O presidente também conclamou seu governo a trabalhar mais duro a fim de diminuir a inflação, que deve ficar em torno de 10 por cento neste ano. “Acho que o governo é capaz de atingir a meta de 3% por ano”, afirmou.

Investidores acompanhavam de perto o pronunciamento, o primeiro de Putin desde sua fácil reeleição em março, à busca de sinais de que a Rússia implementará duras reformas consideradas necessárias.

No discurso, o presidente russo gabou-se do grande crescimento verificado na economia, que em 2003 cresceu 7,3 por cento e que continua robusta. Nesta semana, autoridades sugeriram que o PIB pode aumentar acima dos 6,4 por cento previstos para neste ano.

Putin disse a seus ministros que eles precisam se esforçar mais a fim de elevar o padrão de vida dos que vivem abaixo da linha de pobreza. Oficialmente, 20% dos 145 milhões de russos estão nessa situação, apesar de opositores dizerem que a cifra real é bem maior.