Provárzea vai investir 8R$ milhões nas calhas do Amazonas e Solimões

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 12 de abril de 2003 as 18:32, por: CdB

O Programa de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (Provárzea), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vai investir as doações do Banco de Reconstrução da Alemanha, no valor de R$ 8 milhões, em projetos das calhas dos rios Amazonas e Solimões. A informação foi dada pelo coordenador geral do Provárzea, Mauro Rufino, à Radio Nacional da Amazônia.

Na próxima semana, o Ibama lança o Edital para desenvolvimento dos projetos, no seu seu site: www.ibama.gov.br. Os interessados também poderão obter informações pelo telefone (092) 613 30-83, pelo e-mail provarzea@provarzea.ibama.gov.br , ou no escritório do Provárzea, na sede do Ibama de Manaus, na rua Ministro João Gonçalves de Souza, sem nº, Distrito Industrial, caixa postal 2027, cep 69072-970.

De acordo com Rufino, poderão ser desenvolvidos projetos de manejo e desenvolvimento de sistemas de uso racional dos recursos da várzea; de conservação ambiental diária de espécies ameaçadas de extinção da fauna e flora e projetos de apoio ao fortalecimento organizacional.

As propostas serão analisadas por um comitê do programa, que fará uma triagem com base nos critérios de seleção das áreas temáticas e de acordo com edital. Depois dessa fase, as entidades selecionadas serão convocadas para um seminário sobre o manual de operações para elaboração do projeto. Depois de elaborados, os projetos vão ser encaminhados ao comitê de avaliação do Provárzea, que os enviará a outra comissão, para ser aprovado.