Prostitutas disputam jogo de futebol para reivindicar direitos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 10 de outubro de 2004 as 18:28, por: CdB

Prostitutas salvadorenhas e guatemaltecas se enfrentaram hoje, domingo, em uma partida amistosa de futebol em San Salvador, como parte das atividades para fazer valer seus direitos no esporte.

O encontro aconteceu no complexo esportivo “Katia Miranda” no centro de San Salvador. A equipe guatemalteca “Estrelas da Linha” decidiu enfrentar as salvadorenhas depois de terem sido expulsas de um torneio em seu país em setembro por sua condição de prostitutas, segundo afirmaram.

As jogadores guatemaltecas informaram em comunicado que “somos um grupo de prostitutas que trabalham no setor conhecido como ‘La Línea’ (A Linha), situado na avenida da Ferrovia, na capital”.

Afirmaram que “decidimos formar um time de futebol com a intenção de chamar a atenção da sociedade guatemalteca, para assim lutar pelo respeito e dignidade que qualquer ser humano merece”.

– Pedimos liberdade para exercer nosso trabalho sem discriminação e liberdade para deixar de exercê-lo mediante ofertas públicas ou privadas com condições trabalhistas dignas e salários de acordo com nossas necessidades.

Já o treinador da equipe salvadorenha, cujas jogadoras exercem a prostituição no centro de San Salvador, Luis Emilio Serrano, disse à EFE que “trabalhem onde trabalhem, elas são pessoas; o objetivo do encontro é denunciar a discriminação que existe”.