Próspera pirataria

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 3 de outubro de 2003 as 11:52, por: CdB

O deputado Antônio Medeiros ocupou a tribuna da Câmara para informar que, hoje em dia, é difícil dizer o que não é pirateado no Brasil. O que não é novidade: falsificam-se até preservativos e Vick Vaporube. Precisa mais?

  Presidente da CPI que está no encalço dessa máfia, Medeiros informou que esse tipo de crime ocorre com a cumplicidade de maus policiais, péssimos servidores públicos e bons e refinados vigaristas que compõem a banda podre da sociedade.

  Segundo ele, os produtos falsificados, procedentes da China, deram um desfalque considerável não apenas na evasão de impostos, de valores que podem alcançar mais de R$ 50 bilhões. Mas, segundo ele, nos últimos três anos, a produção maciça e próspera de produtos made in China e Paraguai destruíram 4,5 milhões de postos de trabalho no Brasil.

  Medeiros constatou que atrás ou na frente dessa prática está o crime organizado e citou as recentes prisões de peixes grandes para comprovar sua denúncia, que foi registrada nos anais da Casa, por onde circulam alguns dos cavalheiros que têm a maior intimidade com o assunto.

DEMAGOGIA
  O Governo fez marketing para sancionar o Estatuto do Idoso.
  No mesmo instante, taxou os inativos e reduziu a pensão das viúvas.
  Aposentados e pensionistas não são crianças. São idosos.

GAIOLA DE OURO
  Os vereadores Pedro Porfírio (PDT) e Mário Del Rei (PMDB) tiveram um entrevero, ontem, em plenário. A baixaria repercutiu tanto que o discurso do peemedebista, explicando as razões, conseguiu um registro histórico.
  Foi acompanhado pelos colegas e servidores da Casa com maior atenção do que as discussões de projetos de interesse do eleitorado.

NEOPEEMEDEBISMO
  Inimigos nas eleições municipais de 2000, os deputados estaduais Nelson do Posto e Núbia Cozzolino, ambos no PMDB, fizeram as pazes, sob as bênçãos do ex-governador Garotinho, com vistas a 2004.
  Nelson, ex-prefeito de Gapimirim e Magé, disputará a Prefeitura de Guapimirim. Mas apoiará Núbia, em Magé, indicando, inclusive, o vice da chapa.
  Por essa a prefeita Narriman Zito, agora no PT, não esperava.

ESTRANHO NO NINHO
  A deputada Andréa Zito – filha do prefeito de Caxias, José Camilo Zito – só apareceu em Guapimirim nas comemorações do aniversário da cidade.
  Mas ficou seduzida. Tanto, que transferiu o domicílio eleitoral, com a pretensão de tornar-se prefeita guapimirense.
  O deputado Lindberg Farias tentou dar esse golpe, em Nova Iguaçu, e foi barrado pela Justiça Eleitoral, na semana passada.

“PRESTIGIADA”
  A nomeação da ministra Benedita da Silva para uma Embaixada na África só não será exílio se for a da África do Sul. O problema é o que fazer com os 39 afilhados que ela pendurou no Governo do PT.
  Só dois poderiam ir para Johanesburgo.

CRIME ECOLÓGICO
  O governador de Mato Grosso do Sul rendeu-se ao poder dos usineiros.
  Revogou ato que proibia instalar usinas de açúcar na região do Pantanal.

NA MARRA
  Um caso similar ao da filha do “rei dos ciganos” da Romênia, contado terça-feira nesta coluna, chegou à Argentina.
  Segundo a polícia de Buenos Aires, uma juíza investiga denúncia apresentada na localidade de Tandil por uma cigana que teve a filha, de 14 anos, tirada à força de casa pelo jovem de 15 anos com quem se casou.

DOM PABLO
  O colombiano Juan Pablo Montoya, 28 anos, disputará no Japão sua última corrida pela Williams, com a qual tem contrato até 2004. Segundo o jornal alemão Bild, ele pilotará uma McLaren na próxima temporada.

  Segundo o Bild, Ron Dennis indenizará a equipe de Frank Williams em US$ 25 milhões.
inconfidências

>>Inspirado na data do nascimento de Mahatma Ghandi, o deputado Chico Alencar (PT-RJ) apresentou projeto, ontem, instituindo 2 de outubro o Dia Nacional do Desarmamento.

>>P