Projeto nacional de inclusão digital sai em 2004

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 28 de julho de 2004 as 21:00, por: CdB

O governo federal está decidido a começar um programa de inclusão digital no Brasil. O projeto está sendo construído pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações, do Desenvolvimento e do Planejamento e pode tornar-se realidade ainda neste ano.

Para isto, estão sendo realizadas parcerias com estatais como Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para viabilizar telecentros de acesso coletivo, que serão chamados de Casa Brasil.

Representantes dos envolvidos no projeto reuniram-se hoje nas Comunicações para definir os sistemas de implantação da Casa Brasil. Em um primeiro momento, será aproveitada a infra-estrutura existente de centros comunitários de acesso à Internet.

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, disse que a intenção é fechar uma proposta oficial de implantação até o fim de agosto para apresentação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aplicação de recursos do orçamento no projeto deve acontecer ainda em 2004.

A idéia é permitir que a população entre em contato com sites de serviços e informação nas áreas de educação, saúde, cultura e governo, entre outras. “O governo federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude”, justifica a equipe do Ministério em sua apresentação sobre o projeto. Segundo Lustosa, verbas do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) poderão ser utilizadas no programa no futuro.