Projeto Manguinhos em Cena abre vagas para adolescentes e crianças

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 22 de abril de 2014 as 14:02, por: CdB
Inscrições poderão ser realizadas na Biblioteca Parque da comunidade até 25 de abril
Inscrições poderão ser realizadas na Biblioteca Parque da comunidade até 25 de abril

Iniciado em 2012 com o objetivo de tornar as pessoas mais conscientes de seus próprios corpos e do seu lugar no mundo, o projeto Manguinhos em Cena, realizado na Biblioteca Parque do Governo do Estado, começa 2014 com novidades. A iniciativa, que antes só contava com a participação de adultos, abre aulas de iniciação teatral também para crianças e adolescentes das comunidades do entorno da instituição.

Idealizado e coordenado pela Companhia do Gesto e pela Zucca Produções, o projeto é um dos laboratórios do PalavraLab das Bibliotecas Parque estaduais e integra o Programa Favela Criativa. O diretor da Companhia do Gesto, Luís Igreja, disse que a ideia do curso para crianças e adolescentes nasceu durante as apresentações do espetáculo “Sintonia Suburbana”.

– O Manguinhos em Cena é um projeto de formação e continuidade. Em seu primeiro ano, os integrantes selecionados por entrevistas e audições participaram de oficinas de formação teatral, artística e cultural dentro da biblioteca, que culminaram com a criação do espetáculo ‘Sintonia Suburbana’ — construído de forma colaborativa entre alunos – explicou.

Segundo Igreja, o próximo passo será o aprofundamento do trabalho realizado até agora.

– Queremos descobrir a função específica de cada integrante e criar um grupo com capacidade de direção própria – disse o diretor da companhia.

O grupo cênico residente já está fechado. São 15 integrantes que se mantiveram no projeto desde o início, mais os 12 novos participantes que foram escolhidos por meio de uma aula teste, no fim de 2013. Já para as novas oficinas, as inscrições estão abertas até o próximo dia 25 de abril e podem ser feitas na própria biblioteca.

– Os membros do grupo cênico vão participar como monitores das oficinas, desta forma estarão aprendendo uma nova função e preparando pessoas que futuramente darão continuidade à companhia. A ideia é que o Manguinhos em Cena cresça e faça intercâmbio com grupos de comunidades vizinhas – contou Luís.

Cada participante exerce várias funções no processo artístico, como cuidar de todos os aspectos e áreas técnicas de um espetáculo, da criação e da montagem dos cenários, passando pela composição da trilha sonora, pela construção da dramaturgia, dos figurinos e até cuidar do camarim e montar o som.

– Este projeto é muito bem-sucedido. O trabalho desenvolvido aqui é muito completo. Estive com eles em um primeiro momento, onde realizamos algumas oficinas, e agora estou de volta como professora, é fácil perceber o quanto avançaram como profissionais, estão mais maduros e conscientes do seu papel no grupo e na sociedade – afirmou a professora de Melodrama, Ana Luisa Cardozo.

Para a atriz Sandra Cipriano, de 34 anos, a pacificação da comunidade foi fundamental para o desenvolvimento do projeto cultural.

– Antes da UPP, deixávamos de vir à aula com medo da criminalidade. Agora, o acesso é tranquilo. Estamos seguros para continuar crescendo no nosso teatro – revelou a atriz.