Projeto Giga quer conectar as escolas de todo mundo à Internet

Arquivado em: Arquivo CDB, Boletim, Destaque do Dia, Educação
Publicado sexta-feira, 26 de julho de 2024 as 11:48, por: CdB

A Associação da Imprensa Estrangeira na Suíça (APES) em colaboração com o Centro Universitário de Informática da Universidade de Genebra, na Suíça, promoveu um encontro com cientistas centrado no projeto da Unicef e UIT – Como conectar todas as escolas do mundo à Internet. Trata-se do Projeto Giga, em fase de implantação em algumas regiões do mundo inclusive no Brasil. O projeto Giga será lançado oficialmente em Genebra, Suíça, no próximo mês de setembro.

Por Rui Martins, Genebra, com ONU News, Giga, Unicef, Universidade de Genebra e APES

Alunos de escolas de todo mundo poderão se beneficiar do Projeto GIGAO Brasil possui exatamente 138.744 escolas, das quais 108 mil estão conectadas à Internet. Ou seja, 21,25% estão ainda excluídas do ambiente digital. A iniciativa global Giga, liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) chega ao País na tentativa de reverter a exclusão escolar digital.

Além do Brasil, as nações recentemente integradas ao Giga são África do Sul, Barbados, Belize, Benin, Botsuana República Dominicana, Guiné Conacri, Mongólia, Namíbia, Trinidad e Tobago e Zimbábue, totalizando 30 países contemplados pela iniciativa. Reportagem da ONU News apresenta detalhes do projeto cuja meta é conectar 25 mil escolas e 10 milhões de alunos nos próximos 18 meses.

A secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, afirma que o objetivo não é apenas conectar escolas, mas também capacitar os governos com ferramentas para alcançar a conectividade escolar universal. Doreen ressalta ainda a importância de levar para cada país soluções que atendam às suas necessidades únicas, “garantindo que nenhuma criança seja deixada para trás na era digital”.

No Quirguistão, por exemplo, o Ministério da Educação economizou quase US$ 250 mil por ano, o que representa 43% em seu orçamento. Em Ruanda, o projeto-piloto de conectividade escolar da Giga diminuiu os custos em 55% e aumentou a velocidade da Internet em 400%, comprovando a eficiência do projeto que apresenta soluções de código aberto tornando a conectividade escolar mais barata e acessível para muitas nações.

Crianças desconectadas da Internet

1,3 mil milhões de crianças não têm acesso à Internet em casa e apenas metade das escolas do mundo estão ligadas. A exclusão digital afecta particularmente as pessoas mais pobres, as meinas e as pessoas com deficiência. Como resultado, os alunos perdem recursos digitais, a possibilidade de aprender remotamente (por exemplo, durante uma pandemia ou um período de instabilidade), bem como a oportunidade de desenvolver competências digitais. A UNICEF e a UIT uniram, portanto, forças para criar a Giga, uma iniciativa que combate a desigualdade e liga todas as escolas do mundo à Internet.

O objetivo só será alcançável se todos os principais intervenientes trabalharem em conjunto: por isso a Giga inclui a colaboração com numerosas empresas multinacionais, tecnológicas, doadores, bem como especialistas financeiros.

A Giga lista e mapeia todas as escolas conectadas (ou ainda não) à Internet. O número de escolas no mundo é desconhecido (estima-se entre 6 e 7 milhões). A iniciativa Giga criou um mapa de conectividade que fornece uma visualização em tempo real das escolas já ou recentemente ligadas à Internet. Até o momento, o Giga mapeou mais de 2,1 milhões de escolas em 140 países.

Uma em cada três pessoas não tem acesso à Internet – incluindo mais de 1,3 mil milhões de crianças que não têm acesso em casa. Estima-se que metade da população mundial nas escolas permanece offline. Sem acesso à Internet, as crianças perdem a oportunidade aprender e prosperar em um mundo cada vez mais digital.

Por Rui Martins, de Genebra, com ONU news, Giga, Unicef, UIT e APES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *