Programação especial reabre Piscinão de São Gonçalo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de outubro de 2006 as 10:23, por: CdB

O Piscinão de São Gonçalo reabre neste Sábado com uma programação especial. A partir das 14h, os visitantes poderão aferir gratuitamente a pressão arterial e o seu IMC (Índice de Massa Corpórea), ou seja, o percentual de gordura corporal. Também haverá torneios de futebol e de vôlei de areia com premiações para as três primeiras colocações e distribuição de brindes.

– O Piscinão de São Gonçalo é atualmente a única área de lazer daquela região e se tornou sinônimo de saúde, devido às atividades físicas que oferece em uma das regiões mais populosas do estado. A população de São Gonçalo merece – disse o vice-governador e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Paulo Conde.

O lago artificial foi esvaziado em junho para manutenção, procedimento de rotina realizado pela Secretaria no período do inverno, quando a freqüência de pessoas no local diminui em até 90%. Durante esse tempo, houve limpeza e troca de areia e água e foi feita a manutenção da ETA (Estação de Tratamento de Água).

O Piscinão de São Gonçalo foi inaugurado em outubro de 2004 e chega a receber cerca de 10 a 15 mil pessoas em dias de sol. O parque tem área total de 100 mil metros quadrados, um lago artificial com nove mil metros quadrados e comporta um volume de 7,3 mil metros cúbicos de água.

Além da piscina, o complexo conta ainda com o Parque da Praia das Pedrinhas, play-ground, ciclovia, praça com mesas de jogos, quadras de vôlei e futebol, espaço para eventos, anfiteatro, oito quiosques, sanitários públicos e estacionamento com 162 vagas.

A população conta ainda com aulas de hidroginástica, natação e ginástica para pessoas da terceira idade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio piscinão. Basta comparecer ao local com documento de identidade.

O projeto integra as ações de recuperação ambiental e urbana da Praia das Pedrinhas, orçadas em R$ 11,1 milhões. Como no caso do Piscinão de Ramos, na Zona Norte do Rio, os recursos são oriundos de Medida Compensatória da Petrobras. A tecnologia usada também é idêntica: uma estação de tratamento de água despolui a água bombeada da Baía de Guanabara antes de despejá-la no piscinão.

Veja a programação:
14h às 17h – aferição da pressão arterial
14h às 17h – verificação do IMC
14h às 15h – torneio de futebol de areia
15h às 16h – torneio de vôlei de areia
16h às 17h – gincana com distribuição de brindes.